Dicas Para Trabalhar Em Equipe

O trabalho em equipe costuma ser desafiante para muitas pessoas, isso porque ele exige um bom relacionamento em grupo, respeito e tolerância para realizar…

Por Isabella Moretti em 11/08/2011

O trabalho em equipe costuma ser desafiante para muitas pessoas, isso porque ele exige um bom relacionamento em grupo, respeito e tolerância para realizar algum tipo de atividade. O desafio de conseguir interagir bem com indivíduos de temperamentos diferentes é um fator importante principalmente para as empresas.

Em vários contextos é possível identificar a necessidade de trabalhar em equipe para alcançar bons resultados. No trabalho as relações precisam ser harmônicas entre os profissionais que compõem a equipe para que a empresa possa crescer e ter produtividade. No ambiente da educação o trabalho em equipe também é importante para a aprendizagem, por isso desde a pré-escola ensina-se como desenvolver a participação em grupo. Até no esporte o trabalho em equipe é decisivo para conquistar a vitória.

Aprender a trabalhar em equipe corresponde a algo fundamental para conseguir sucesso na vida pessoal e profissional. Lidar com pensamentos diferentes, receber críticas e desenvolver tarefas em parceria são ações comuns dentro de uma equipe.

Como trabalhar em equipe?

O trabalho em equipe não depende apenas do bom relacionamento entre os integrantes, mas também leva em conta o planejamento. O projeto precisa ser organizado e os objetivos determinados para conseguir identificar o propósito de cada ação. O grupo deve distribuir as atividades para que todos possam participar da busca por resultados.

Nem sempre as idéias são aceitas por todos, por isso as decisões tomadas precisam ser democráticas e considerar a opinião da maioria. Quando as atividades envolvem uma competição, trabalhar em grupo se torna ainda mais desafiador. As pessoas que integram uma determinada equipe devem traçar uma estratégia para conseguir concretizar um plano maior.

Trabalhar em grupo requer paciência, afinal, não dá para ser indisciplinado ou autoritário dentro de uma equipe. Quem impõe idéias sem discuti-las ou aceitar opiniões pode causar conflitos e isso é totalmente prejudicial para os resultados. Então procure ter calma ao explanar os assuntos e mostrar o ponto de vista.

A equipe deve considerar todas as idéias apresentadas e colocá-las em discussão. É muito importante tomar cuidado na hora de criticar o colega, sempre buscando argumentos para que a crítica seja ao menos construtiva. As tarefas precisam ser bem delegadas de forma igualitária e que permita a participação de todos.

Cada membro do grupo precisa ter responsabilidade para desenvolver as tarefas e cumprir com as obrigações. Caso contrário, os resultados ficam comprometidos. A colaboração, a conversa saudável entre os membros da equipe e o otimismo são fatores determinantes para superar as dificuldades e atingir metas.

Qualquer situação desagradável pode ser evitada a partir do momento que existe o diálogo. O pensamento coletivo não é a chave para os melhores resultados, afinal, é importante que uma equipe seja formada por pessoas que pensem de forma diferente e que possam debater as idéias. Esteja disposto a ajudar o companheiro de equipe, caso ele apresente alguma dificuldade.

O grupo pode sim ter um líder para tornar as atividades em equipe mais organizadas e distribuir as tarefas. No entanto, ele não tem o direito de usar a liderança para se posicionar acima de todos e não escutar opiniões. Não condene alguém em caso de erros ou perdas, esse tipo de problemática pode ser decisivo no processo de aprendizagem. Entenda que o trabalho em grupo ensina a conviver com as diferentes, ajuda a fazer amizades e permite a troca de conhecimentos ou experiências.

Aproveite as dicas de trabalho em equipe e coloque-as em prática.

Top