Dicas para tornar o quarto do bebê mais seguro

O quarto do bebê é um ambiente cheio de mimos preparados pela mamãe com muito carinho. Ao começar a pensar nos móveis que farão…

O quarto do bebê é um ambiente cheio de mimos preparados pela mamãe com muito carinho. Ao começar a pensar nos móveis que farão parte do quartinho do bebê e também na decoração, é preciso levar algumas coisas em consideração para tornar o local mais seguro. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para tornar o quarto do bebê mais seguro.

O berço deve oferecer segurança para o bebê. (Foto: divulgação)

Quarto do bebê

Quando as mulheres ficam grávidas, é comum começarem a pensar em vários detalhes sobre a chegada de um novo membro na família. O quarto do bebê faz parte disso, que costuma a ser pensado com muito carinho e atenção para que proporcione conforto e aconchego para a criança e os pais. Além disso, a família também começa a escolher o enxoval, decoração e móveis para esse ambiente. Porém, o quartinho exige acima de tudo muita segurança para o bebê.

As tomadas destampadas, berços mal montados e muitas outras situações podem oferecer riscos para os pequenos. Portanto, quem tem bebê em casa deve ficar sempre atento para os detalhes. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é preciso checar uma série de coisas para garantir a segurança do quarto do bebê.

É preciso ter cuidados ao montar o quarto do bebê. (Foto: divulgação)

Dicas para tornar o quarto do bebê mais seguro

1. Procure se certificar de que o berço tem uma boa profundidade e que a parte do colchão possa ser ajustada de acordo com a idade da criança. Tente medir a distância entre as barras, já que ela não deve ultrapassar 6,5 centímetros, para não correr o risco da cabeça do pequeno ficar presa.

2. Não utilize travesseiros no berço. Os bebês devem dormir nas superfícies mais firmes e retas. O travesseiro é totalmente desnecessário durante os primeiros anos de vida.

Leia Também:  Sugestão de cores para o quarto do bebê

3. O berço deve ficar longe das janelas, luminárias, enfeites de parede, fios ou móveis que possam ser usados como forma de apoio para o pequeno pular.

4. Evite as cortinas e persianas com fios pendurados, assim evita-se o risco de estrangulamento. Se já possuir algo do tipo no quarto, procure dar um nó para suspender os fios.

5. O trocador deve possuir cinto de segurança, além de um tapete antiderrapante sobre o mesmo.

6. O berço deve ser verificado sempre para analisar se existem parafusos ou peças que estão mal encaixadas.

7. Os protetores de tomadas elétricas são essenciais para a proteção do bebê, principalmente nas mais escondidas.

8. Verifique se existem brinquedos com partes pontiagudas ou cortantes que possam oferecer riscos ao pequeno. Certifique-se de colocar brinquedos e objetos seguros no quarto do bebê.

Os brinquedos do quarto do bebê devem ser seguros. (Foto: divulgação)

O quarto do bebê é um ambiente que exige cuidados especiais com a segurança. Para isso é preciso criar um espaço confortável e livre de objetos que ofereçam riscos ao seu filho. Aprenda a escolher um berço seguro para seu filho, as tomadas devem ser tampadas e o quarto deve ser muito confortável. Aposte nas dicas de segurança para o quarto do bebê.

Top