Dicas para tirar a criança das fraldas

Cada criança tem o seu tempo para parar de usar fraldas, portanto, apressá-la a dar esse passo poderá trazer problemas maiores. No entanto, o…

Por Editorial MDT em 11/01/2012

Cada criança tem o seu tempo para parar de usar fraldas, portanto, apressá-la a dar esse passo poderá trazer problemas maiores. No entanto, o tempo ideal para começar a tentar a tirar as fraldas do seu bebê durante o dia é quando ele estiver com 1 ano e meio e à noite, 3 anos, mas tudo depende do desenvolvimento e do treinamento para que o seu esfíncter, músculo que controla a saída da urina e das fezes, possa ser controlado. Então, siga as nossas dicas para tirar a criança das fraldas para que o seu filho seja independente.

Com dedicação e tempo, o seu bebê não precisará mais das fraldas (Foto: Divulgação)

Nunca fique brava com o seu bebê se ele fizer as necessidades na roupa, pois ele ainda está aprendendo a controlar o seu músculo e, caso seja repreendido nesse momento, problemas como a enurese (xixi noturno) e a encoprese (retenção de fezes) poderão surgir.

O que você pode fazer nessas horas é conversar com a sua criança com muito carinho, dizendo-lhe que ela está grandinha e que já pode se sentar no penico para mandar o xixi e o cocô embora, assim como as crianças da revista. Para tanto, tenha sempre em mãos fotos de crianças sentadas no penico. Do mesmo modo, deixe que ela veja você, outros adultos e crianças fazendo as necessidades para servirem de exemplo.

Geralmente, as crianças dão algumas dicas quando estão com vontade de ir ao banheiro. Portanto, aprenda a identificá-las para levá-las prontamente ao penico. Atualmente, há no mercado, penicos em formatos diferentes e que até tocam música quando o bebê se senta nele. Esses são os melhores modelos para o seu filho, pois esse momento deve ser agradável e divertido para ele.

A hora de fazer as necessidades deve ser divertida (Foto: Divulgação)

Por fim, sempre incentive o seu filho a se despedir do seu xixi e do seu cocô quando terminar de fazê-los. Desse modo, ele saberá que uma parte dele foi embora e que ele não precisará se preocupar com isso, porque o momento ficou descontraído e engraçado.

Para tirar a sua criança das fraldas, é preciso ter muita paciência e dedicação, pois é difícil para o seu filho entender que existe um local apropriado para fazer o xixi e o cocô. Sendo assim, dedique o seu tempo a observar os seus sinais e para esperar que ele faça as suas necessidades no penico.

 

 

Top