Dicas para tirar a criança das fraldas

Editorial MDT 11/01/2012 Bem Estar

Cada criança tem o seu tempo para parar de usar fraldas, portanto, apressá-la a dar esse passo poderá trazer problemas maiores. No entanto, o tempo ideal para começar a tentar a tirar as fraldas do seu bebê durante o dia é quando ele estiver com 1 ano e meio e à noite, 3 anos, mas tudo depende do desenvolvimento e do treinamento para que o seu esfíncter, músculo que controla a saída da urina e das fezes, possa ser controlado. Então, siga as nossas dicas para tirar a criança das fraldas para que o seu filho seja independente.

Com dedicação e tempo, o seu bebê não precisará mais das fraldas (Foto: Divulgação)

Nunca fique brava com o seu bebê se ele fizer as necessidades na roupa, pois ele ainda está aprendendo a controlar o seu músculo e, caso seja repreendido nesse momento, problemas como a enurese (xixi noturno) e a encoprese (retenção de fezes) poderão surgir.

O que você pode fazer nessas horas é conversar com a sua criança com muito carinho, dizendo-lhe que ela está grandinha e que já pode se sentar no penico para mandar o xixi e o cocô embora, assim como as crianças da revista. Para tanto, tenha sempre em mãos fotos de crianças sentadas no penico. Do mesmo modo, deixe que ela veja você, outros adultos e crianças fazendo as necessidades para servirem de exemplo.

Geralmente, as crianças dão algumas dicas quando estão com vontade de ir ao banheiro. Portanto, aprenda a identificá-las para levá-las prontamente ao penico. Atualmente, há no mercado, penicos em formatos diferentes e que até tocam música quando o bebê se senta nele. Esses são os melhores modelos para o seu filho, pois esse momento deve ser agradável e divertido para ele.

A hora de fazer as necessidades deve ser divertida (Foto: Divulgação)

Por fim, sempre incentive o seu filho a se despedir do seu xixi e do seu cocô quando terminar de fazê-los. Desse modo, ele saberá que uma parte dele foi embora e que ele não precisará se preocupar com isso, porque o momento ficou descontraído e engraçado.

Para tirar a sua criança das fraldas, é preciso ter muita paciência e dedicação, pois é difícil para o seu filho entender que existe um local apropriado para fazer o xixi e o cocô. Sendo assim, dedique o seu tempo a observar os seus sinais e para esperar que ele faça as suas necessidades no penico.

 

 

Outros artigos

Decoração para Festa Junina na escola

15/06/2015

Decoração para Festa Junina na escola

A decoração para festa junina na escola não é um trabalho fácil, afinal, é preciso pensar em uma composição criativa, alegre e barata para envolver as crianças. Há d...

Entenda a Prática de Nordic Walking

29/09/2011

Entenda a Prática de Nordic Walking

O Nordic Walking, ou “caminhada nórdica” tem esse nome porque começou a ser praticado na Finlândia. Ele é praticado por pessoas que pretendem perder peso, pois e...

Inundações na China Matam 57 Pessoas

20/09/2011

Inundações na China Matam 57 Pessoas

As inundações deste mês que estão afetando inúmeras províncias da China já deixaram 57 mortos, de acordo com dados divulgados pelo Ministério de Assuntos Civis. ...