Dicas para ter um parto tranquilo

PUBLICIDADE

Conhecida por ser a dor mais insuportável que existe, a sensação dolorosa do parto pode ser reduzida se a gestante conseguir manter a mente tranquila nesse momento. Segundo especialistas, a palavra que ajuda a diminuir a sensação de dor na hora do parto é o relaxamento. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para ter um parto tranquilo.

O apoio da família é muito importante nesse momento. (Foto: divulgação)

Dor do parto

Segundo especialistas em ginecologia, a percepção da dor é muito relativa, dependendo de cada pessoa. Um mesmo ferimento pode não doer tanto para algumas pessoas como para outras. E isso está ligado a produção de endorfina, hormônio do bem-estar e prazer. Se o corpo produz mais endorfina, a dor é menor. As mulheres mais ansiosas, estressadas, tensas e nervosas tendem a produzir menos endorfina, sentindo mais dor no parto.

Além disso, o medo ajuda a aumentar o processo da dor. Ocorre um ciclo vicioso, onde o medo provoca tensão e sucessivamente a dor pela contração involuntária dos músculos. Para relaxar vale aderir várias técnicas alternativas, como ioga, pilates, acupuntura, cantar, dançar e gritar. Tudo o que contribui para aliviar esse quadro será de grande ajuda.

PUBLICIDADE
O parto pode ser muito tranquilo para a gestante. (Foto: divulgação)

Dicas para ter um parto tranquilo

Manter a tranquilidade é uma das melhores formas de reduzir as dores do parto, por isso nada melhor do que ficar em um ambiente doméstico e ter o acolhimento das pessoas queridas nesse momento. A maioria das pessoas já sente a dor e vai logo para o médico. Passar esse processo em casa pode ajudar a acabar com o estresse.

O ideal é que a gestante procure o hospital com contrações em intervalos de cinco ou dez minutos para cada hora, por isso garante que terá dilatação necessária e o parto será mais tranquilo. Assim que a mamãe entra em trabalho de parto, ela pode ir ao shopping e fazer outras atividades para se distrair. O ambiente hospitalar é bastante estressante para ela.

A gestante deve estar sempre bem informada para ficar longe de intervenções e práticas arriscadas, como a aplicação de ocitocina para estimular as contrações uterinas. Além disso, ela evita ficar parada na hora do parto e também impede o rompimento artificial da bolsa. Esses procedimentos podem provocar ainda mais dor e aumentam os riscos de cesárea e uso de fórceps. Tomar anestesia cedo demais por ser outro fator que prejudica. O ideal é procurar profissionais que privilegiem o parto normal e as ações que mudem a perspectiva da dor, para que a gestante comece a encará-la de maneira positiva.

Para ter um bom parto é preciso se movimentar. (Foto: divulgação)

O parto é um momento muito especial na vida da gestante, mas que gera muito medo. Par que o parto seja tranquilo é preciso relaxar, manter a calma e ter o acompanhamento de um bom profissional. Aposte nas dicas de como amenizar as dores do parto.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.