Dicas para ter boa convivência no trabalho

Ter uma boa convivência no trabalho é atualmente algo cada vez mais difícil entre as pessoas. Isso se dá por diversos motivos, sejam pelas…

Por Paulo Lima em 26/05/2013

Ter uma boa convivência no trabalho é atualmente algo cada vez mais difícil entre as pessoas. Isso se dá por diversos motivos, sejam pelas mudanças de valores da sociedade ou até mesmo pelos fatores culturais, uma vez que a população parece estar mais aberta e livre para se expressar, se torna comum ouvirmos diariamente muitas coisas que não queremos, de modo que isso de fato prejudica o nosso desempenho durante o serviço.

Portanto, para você que deseja sair dessa situação e desempenhar as suas tarefas de uma forma pacífica, leia a seguir algumas dicas para ter uma boa convivência no trabalho:

Veja como criar um clima pacífico e harmonioso em seu ambiente de trabalho (Foto: Divulgação)

Aprenda a amar e torne-se imparcial

Falar sobre amor é de fato algo difícil hoje em dia, pois é comum que as pessoas confundam o amor com a paixão ou ainda com uma certa conveniência, isto é, um pensamento que crê que somente é possível amarmos a quem nos agrada ou a quem nos satisfaz de alguma forma. Todavia, o amor, se estudado a fundo pelas correntes filosóficas, históricas e religiosas, é um elemento muito mais profundo, que não vê formas ou condições para acontecer. Sendo o amor um elemento divino, somente aprendemos a amar de verdade quando nos tornamos mais limpos internamente e quando evitamos criar pensamentos maus sobre os outros.

Por isso, a primeira lição para ter uma boa convivência no trabalho é desenvolver o amor pelos seus companheiros e de forma imparcial. Se alguém está estressado ou em um péssimo dia, jamais leve para o lado pessoal, pois esta ação somente lhe gerará pontos negativos e maus sentimentos, que são completamente desnecessários.

Saiba mais sobre como superar as dificuldades no trabalho.

Jamais leve conflitos para o lado pessoal e aprenda a desenvolver respeito e afeto por todos os seus companheiros de forma igualitária (Foto: Divulgação)

Seja útil em sua função

Além de procurar desenvolver o amor e o respeito por cada um em seu trabalho, aprenda a desenvolver o amor e o respeito também pela sua função e não se economize nas tarefas. Hoje em dia as pessoas procuram fazer o mínimo possível em seus respectivos ofícios, buscando alternativas diversas para escaparem de suas obrigações e por fim receberem um dinheiro não merecido, pelas coisas que foram pagas para fazer e não fazem.

A segunda lição para ter um bom relacionamento no trabalho é ser útil dentro de seu dever. Caso sobre tempo, auxilie também os seus colegas de serviço e aproveite essas oportunidades para criar laços mais fortes com seus companheiros. Essa atitude também gerará pontos positivos para você, pois um profissional direito e responsável, sempre receberá uma promoção ou um melhor salário.

Seja útil dentro de suas tarefas e procure também auxiliar os demais (Foto: Divulgação)

Respeite a si mesmo

Respeitar a si mesmo é primeiramente saber conviver consigo mesmo. Se você não consegue conviver com você, jamais conseguirá conviver no trabalho de uma forma satisfatória. Portanto, trabalhe sobre si e mude todos os aspectos que você não gosta dentro de você. Evite ter maus pensamentos sobre os outros, pois nem tudo pode ser como aparenta ser, uma vez que a realidade é diferente para cada um. Isto quer dizer que, caso alguém esteja de mau humor, você deve usar o seu lado amigo e se colocar no lugar do outro, também sendo útil e auxiliando no que for necessário.

Se dê ao respeito e mude internamente os aspectos indesejáveis que não lhe agradam (Foto: Divulgação)

Respeitar a si mesmo implica também em não dizer mentiras para si mesmo e para os outros, pois além de desnecessárias, tornam a boa convivência no trabalho basicamente impossível. Por isso, saiba também dizer não na hora certa, com educação e respeito pelos demais acima de tudo. Por fim, dê o melhor de si mesmo em tudo aquilo que você for fazer, de coração aberto para aprender sempre a se tornar uma pessoa melhor com as oportunidades que a vida nos concede. Tenha um ótimo trabalho!

Veja também: Seis dicas para trabalhar melhor em casa.

Top