Dicas para ter a Melhor Sobrancelha para o seu Rosto

A maquiagem deve respeitar não apenas as características do rosto, como levar em conta os aspectos gerais de cada pessoa. Por causa disso, uma…

Por Redacao em 28/08/2011

A maquiagem deve respeitar não apenas as características do rosto, como levar em conta os aspectos gerais de cada pessoa. Por causa disso, uma nova ciência na área de beleza foi criada, o visagismo. Visagismo é a técnica de criar uma imagem individual que demonstra as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual — harmonia e estética —, usando para isso, a maquiagem, o corte dos cabelos, a tintura e o penteado dos cabelo, entre outros recursos estéticos, para harmonizar o rosto como um todo.

Muitas áreas podem ser corrigidas ou melhoradas no rosto com o auxílio da maquiagem. Outras, como as sobrancelhas, devem ser trabalhadas com o tempo, modificando o formato e preenchendo falhas ou cicatrizes com técnicas de retirada dos pelos, no local correto.

Estudando sua sobrancelha

Para verificar como e quanto deve modificar suas sobrancelhas, você deve analisar as características, o tamanho, o formato e medi-las com o auxílio de uma régua ou lápis.

Faça assim:

Compare o nariz com a íris dos seus olhos (“bolinha” interna da pupila);

Pegue uma  régua ou lápis e começando da base do seu nariz,  deixe a régua ou lápis reto e verá onde sua sobrancelha deve começar;

Faça uma marca com um lápis marrom;

Em seguida, segure a régua ou lápis do seu nariz em direção a sua íris. Isto determinará onde deve ser o seu arco.

Marque com um lápis marrom.

Faça o mesmo do seu nariz até o final do seu olho. Marque com o lápis marrom e em seguida preencha sua sobrancelha utilizando essas marcas.

Retirando pelos e corrigindo falhas

Estique sua pele, do final extremo da sobrancelha contra o osso da sobrancelha;

Retire os pêlos que estão fora do sentido dos que estão crescendo;

Se sua sobrancelha tem falhas, poucos pêlos ou formato irregular, o ideal é preenchê-las com sombra ou lápis adequados e não retirar mais nenhum pelo do local, ao contrário, deixar espaço para que, com o tempo, os novos ocupem o espaço.

Para o caso de falhas, você pode ajudar no crescimento, usando com o cotonete, shampoos e vitaminas para cabelos que auxiliam no crescimento.

Algumas pessoas apresentam excesso de oleosidade na região e isso ocasiona um tipo específico de caspa, parecido com casquinhas de cor branca.

Use produtos especiais e consulte um dermatologista para acabar com o problema. As casquinhas acontecem porque, ao contrário do que se imagina, a pele na região pode ficar ressecada e acontece um tipo contínuo de descamação.

Moda e estilo

Você já deve ter notado que o padrão das sobrancelhas também muda com a moda. Por vezes, elas aparecem nas páginas das revistas mais finas, mais grossas, com formato mais reto ou com a curva acentuada.

A moda deve ser respeitada, mas sempre leve em conta o formato do seu rosto. Nem todas as pessoas combinam com sobrancelhas grossas ou finas demais. O arco que valoriza o olhar não deve ser pontiagudo, de maneira alguma!

Lembre-se também de que as fotos das revistas são quase todas retocadas e a maquiagem para as sessões são estudadas com muita antecedência. Assim, não é uma boa ideia, fazer experiências no dia de festas e eventos importantes. Teste sempre antes sua maquiagem e terá tempo de fazer adequações necessárias, ou pedir ajuda a uma amiga ou profissional da área.

Como observação final, se você é do tipo que tem sobrancelhas muito ralas ou com diversas falhas, pode fazer uma tatuagem definitiva. Mas tome cuidado: certifique-se do produto usado, pegue informações com clientes que já fizeram o procedimento e tenha certeza de que a tatuagem é a coisa certa para o seu rosto. Como o próprio nome diz, é para sempre…

Pense bem!

Top