Dicas para ser gentil com as pessoas

Confira dicas para ser gentil com as pessoas! A gentileza é uma das principais virtudes do ser humano e deve ser colocada em prática…

Por Isabella Moretti em 17/12/2015

Confira dicas para ser gentil com as pessoas! A gentileza é uma das principais virtudes do ser humano e deve ser colocada em prática todos os dias. Além de trazer a sensação de bem estar, pois libera hormônios como a dopamina, ela é capaz de tornar qualquer relação mais agradável.

Dicas para ser gentil com as pessoas. (Foto Ilustrativa)

Dicas para ser gentil com as pessoas. (Foto Ilustrativa)

Ser gentil inclui atos simples e que representam cordialidade e respeito ao próximo. Uma atitude gentil é capaz de liberar hormônios responsáveis pelo bem estar e felicidade, isso porque além de fazer bem, na maioria das vezes ela é recíproca. Seja com colegas de trabalho, com a família ou até mesmo com desconhecidos, a gentileza é o segredo para a boa convivência com os demais.

Leia também: Como ajudar uma pessoa bipolar

Dicas para ser gentil com as pessoas

Veja as dicas para ser gentil com as pessoas:

Mantenha o bom humor

O bom humor é contagiante, sorrir para quem está a sua volta fará com essas pessoas sorriam para você de volta, causa uma boa impressão e faz de você alguém simpático e gentil com o próximo. O mau humor distancia as pessoas do seu convívio social e muitas vezes impede que elas sejam gentis com você.

Manter o bom humor e cumprimentar os outros é fundamental. (Foto Ilustrativa)

Manter o bom humor e cumprimentar os outros é fundamental. (Foto Ilustrativa)

Cumprimente as pessoas

Desejar bom dia ou boa noite as pessoas é uma das melhores maneiras de garantir um dia agradável. Cumprimentar as pessoas que fazem parte do sua rotina, ainda que indiretamente, é um ato de gentileza e respeito ao próximo, deve ser um hábito.

Leia também: Como superar falta de paciência com as pessoas

Evite fazer julgamentos

É natural se identificar mais com algumas pessoas do que com outras, mas esse não é um motivo para julgar alguém. É preciso aprender a lidar com as diferenças e respeitar o próximo como ele é. Essa é uma maneira eficaz de livrar a mente de preconceitos e ser mais gentil até com quem nunca foi com você.

Evite fazer julgamentos. (Foto Ilustrativa)

Evite fazer julgamentos. (Foto Ilustrativa)

Chame as pessoas pelo nome

Sempre em uma conversa, utilize o nome da pessoa com quem você está trocando ideias para completar a frase, por exemplo, “muito interessante, (nome)”. Isso irá demonstrar mais atenção e respeito com o que está sendo comunicado.

Seja educado

Não importa onde você esteja é sempre de bom tom ser educado. Palavras como por favor, obrigado e desculpa devem obrigatoriamente fazer parte do vocabulário e serem utilizadas nas mais diversas situações do dia a dia.

Veja também: Como evitar brigas no casamento

Coloque em prática todas as dicas para ser mais gentil com as pessoas. A mudança de pequenos hábitos provoca uma grande transformação na maneira de ser relacionar com as pessoas. Experimente deixar a individualidade de lado e ser mais gentil e solidário. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre comportamento.

 

Top