Dicas para ser Efetivado em Trabalho Temporário

A busca por um emprego nos dias de hoje não é uma jornada fácil. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com…

Por Editorial MDT em 20/07/2011

A busca por um emprego nos dias de hoje não é uma jornada fácil. O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com quem está na luta por uma vaga com carteira assinada e todas as garantias possíveis, porém pode ser um sonho próximo, dependendo de suas oportunidades e claro, de você mesmo.

Quando essas oportunidades acontecem? Quando por exemplo você está em uma vaga temporária, o que geralmente acontece com as contratações emergenciais que as empresas fazem para dar conta da demanda de produção e vendas em datas comemorativas. Tudo bem que não seja nada garantido, mas é importante não deixar a chance passar caso queira realmente uma vaga. E é realmente importante mostrar serviço, já que nem todos terão a chance de ser efetivados.

Esse é o seu atual sonho de consumo? Então veja algumas dicas que podem ajudar:

– Seja pontual: Chegue na hora certa e saia na hora marcada. Cumpra seu horário de trabalho por inteiro.

– Dedique-se: Faça bem suas tarefas, mesmo que estas sejam padronizadas. Faça sempre o melhor possível.

– Saiba ouvir: Isso vale tanto para sua relação com um colega de trabalho quando para um superior seu.

– Seja educado e cordial: Isso não vale somente para o seu chefe. Você deve mostrar-se assim tanto para ele quanto para alguém que sirva cafezinho ou cuide de serviços gerais. Educação e cordialidade sempre contam em um processo de seleção para empregos, então porque não poderia funcionar para um trabalho temporário?

– Tenha disposição: Mostre-se disposto a fazer seu trabalho ao invés de se comportar como se estivesse fazendo um favor em colaborar para que o trabalho flua bem.

– Encare esse período como se fosse o de avaliação: Não se prenda ao fato de ser um posto temporário, pois pode ser que estejam observando sua postura e avaliando se você poderá ser um dos eleitos a um posto certo.

– Seja flexível: Pode ser que os horários não sejam muito comuns, tendo em vista aqueles dos empregos formais, ou que os dias trabalhados incluam os fins de semana, mas é importante estar aberto e disposto. A flexibilidade é um dos quesitos mais bem avaliados em qualquer espécie de processo de seleção.

Essas são as principais dicas a serem oferecidas, mas também há uma última e nem por isso menos importante orientação, mas essa deve ser posta em prática caso sua resposta possa ser negativa: deixe as portas abertas. Isso quer dizer que se a sua estadia no trabalho tiver sido proveitosa, maiores as chances de o seu nome ser levado em consideração no futuro, seja para uma nova temporada ou para quando uma vaga surgir. Mas claro, para isso você deverá ter feito tudo certinho como mostram as orientações alguns parágrafos acima. Pessoas dedicadas, prestativas e cordiais são aquelas com mais chances em um momento tão crucial.

E então? Empolgado? Então faça essa temporada valer a pena. Quem sabe essa não é a sua grande chance de sair da corrida desenfreada por uma vaga?

Top