Dicas Para Ser Aprovado em Vestibulares Concorridos

A época do Vestibular é uma das mais animantes e importantes na vida de qualquer adolescente, mas também é a mais estressante e preocupante,…

A época do Vestibular é uma das mais animantes e importantes na vida de qualquer adolescente, mas também é a mais estressante e preocupante, pois decidirá uma das partes mais importantes do seu futuro, a carreira que você irá seguir.

Você primeiramente terá que escolher por um dos milhares de cursos que existem de acordo com o que você gosta e mais combine com você. Caso tenha dúvidas sobre as suas aptidões, você pode fazer o chamado ‘teste vocacional’, que seria uma pesquisa baseada em seus gostos e suas preferências pessoais e intelectuais para saber em qual área você possui mais afinidade para trabalhar e assim lhe indica algumas opções de cursos para você se decidir.

Depois de decidido qual curso fará, escolha com cuidado em qual instituição de ensino superior fará o curso e se deseja fazer uma faculdade pública ou particular. Pense bastante pois esta é uma decisão importante pois a qualidade do ensino e principalmente do curso, varia bastante de instituição para instituição e as faculdades públicas tendem a ser mais concorridas.

Para quem escolheu prestar vestibular para um curso ou uma faculdade muito concorrida como a UNESP, UFSCAR, USP ou UNICAMP, é bom se preparar pois terá que se esforçar ao máximo para conseguir sua tão sonhada vaga. Será necessário muito estudo e dedicação pois estas faculdades podem ter milhares de concorrentes por vaga, e conseqüentemente esta vaga ficará para o candidato que tiver o melhor desempenho, o que pode ser um tanto assustador. Colocarei algumas dicas que podem facilitar e te dar uma base do que fazer ou não na hora do vestibular.

Estude – estude bastante, dedique-se aos estudos de verdade. Não é preciso perder o dia inteiro estudando, mas se você puder gastar duas horinhas por dia do seu tempo durante o ano inteiro, já estará de bom tamanho.

Continuar Lendo  Como Escolher um Notebook, Dicas

Cursinho – muitos estudantes optam por fazer o cursinho pré-vestibular. É uma ótima opção pois você revisa matérias do colegial, reforça a gramática e ainda aprende truques de vestibular.

Simulados – faça simulados para avaliar qual seria seu desempenho em um vestibular, pegue provas antigas da faculdade que escolheu e tente fazê-la para ter uma noção de como é a formulação das perguntas.

Fique atento as notícias – fique por dentro das notícias importantes do que acontece no mundo, muitos vestibulares pedem como tema de redação um caso que tenha acontecido recentemente ou que tenham tido uma grande repercussão e se você souber do que se trata, as chances de você tirar uma boa nota serão imensas.

Descanse – nada de baladas e festas na véspera do vestibular, tenha uma véspera sossegada e tranqüila. Como alimentos leves que não causem nenhum mal-estar e não beba muito liquido para não dar vontade de ir ao banheiro, vá dormir cedo para ter uma ótima noite de sono e tente não ficar muito ansioso.

Lembre-se de toda dedicação que você teve o ano inteiro e do quanto você está preparado para conseguir sua vaga. Assim você fará uma ótima prova com tranqüilidade e confiança, e como conseqüência do seu esforço, conseguirá a vaga que tanto deseja e se tornará o profissional que sempre quis.

Top