Dicas para ser Admitido no Mestrado da FGV

A opção por um curso de mestrado é o primeiro passo para os profissionais que pretendem seguir a carreira acadêmica ou investir nos estudos…

A opção por um curso de mestrado é o primeiro passo para os profissionais que pretendem seguir a carreira acadêmica ou investir nos estudos como forma de qualificação profissional. Para quem deseja ingressar no mestrado nas área de administração, administração pública, economia, direito e afins, uma boa dica são os cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A instituição foi criada em 1944 e é, hoje, uma das grandes referências nacionais em relação ao desenvolvimento intelectual do Brasil. Por ser uma escola que tem cursos de grande reconhecimento, convênios com diversas instituições internacionais e trabalhar com inovação, um aluno egresso da FGV encontra um caminho de grandes possibilidades profissionais à sua frente.

Porém, para ser admitido em algum dos cursos, é necessário ter um perfil adequado às expectativas da instituição. Portanto, se você pretende se tornar um aluno do mestrado da FGV, veja algumas dicas que facilitarão o seu ingresso:

– conhecimento teórico é um dos pontos mais importantes para iniciar um curso de pós-graduação. É preciso conhecer bem o referencial teórico relacionado ao campo do conhecimento que você pretende estudar;

– delimite o seu projeto: para fazer uma pesquisa é necessário ter um objeto e um problema de pesquisa bem definidos e que estejam em sintonia com as pesquisas elaboradas pelos professores que fazem parte do corpo docente;

– saber um segundo idioma, de preferência o inglês, é fundamental. Apesar de alguns cursos de mestrado da FGV não exigirem o exame de proficiência, o aluno que se dedica a uma pesquisa acadêmica é constantemente desafiado a buscar materiais que ainda não foram traduzidos para o português;

– abra-se para novas oportunidades: uma pesquisa de mestrado pode oferecer oportunidades jamais pensadas, como cursos em instituições estrangeiras e contato com profissionais do meio acadêmico: esteja preparado para circular por outros ambientes.

Leia Também:  Feira de Intercâmbio Gratuita em SP

Uma boa preparação para o processo seletivo pode ser o passo mais importante de todo o processo. Alunos que se preparam bem tendem a se sairem melhores na seleção, uma vez que já tem foco e conhecimento alinhados com as expectativas da instituição. Antes de começar a se preparar, conheça mais sobre os cursos de mestrado oferecidos pela FGV e escolha o que mais tenha a ver com o seu perfil acadêmico e profissional.

Veja, a seguir, os cursos de mestrado oferecidos pela FGV no Rio de Janeiro e em São Paulo:

Rio de Janeiro

– Mestrado em Administração Pública

– Mestrado em Gestão Empresarial (MEX)

– Mestrado em Economia

– Mestrado em Finanças e Economia Empresarial (MFEE)

– Mestrado Profissionalizante em Bens Culturais e Projetos Sociais

– Mestrado Acadêmico em História, Política e Bens Culturais

– Mestrado Profissional em Poder Judiciário

São Paulo

– Mestrado em Administração de Empresas (CMAE)

– Mestrado em Administração Pública e Governo (CMAPG)

– Mestrado Profissional em Administração de Empresas (MPA)

– Mestrado Profissional em Gestão Internacional (MPGI)

– Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (MGPP)

– Mestrado em Economia de Empresas (CMEE)

– Mestrado Profissional em Economia (MPE)

– Mestrado Profissional em Agroenergia (MPAgro)

– Mestrado em Direito e Desenvolvimento

Top