Você está em: MundoDasTribos > Especiais > Carnaval> Dicas para se prevenir de DSTs no carnaval

Dicas para se prevenir de DSTs no carnaval

Por Andre

As dicas para se prevenir de DSTs no carnaval são fundamentais para que você aproveite o período de folia, que já vai começar, da melhor maneira possível, sem se descuidar da sua saúde.

Dicas para se prevenir de DSTs no carnaval (Foto Ilustrativa)

Podendo ser causadas por vírus, bactérias ou outros tipos de parasitas, as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são um grande perigo nessa época do ano, já que durante o carnaval, as pessoas costumam se cuidar menos, deixando o organismo mais suscetível às enfermidades.

Aliado à bebedeira, ao pouco sono e à alimentação incorreta, que ajudam a baixar a imunidade do corpo, o contato direto e íntimo com um grande número de pessoas, algo comum no período carnavalesco, pode acabar facilitando o surgimento de uma série de DSTs.

Doenças transmissíveis no beijo, dicas, cuidados

Sintomas mais comuns da DST

Dicas para se prevenir de DSTs no carnaval

Durante o carnaval, as pessoas costumam abusar da bebida, alimentar-se incorretamente e dormir pouco, o que ajuda a baixar a imunidade do organismo (Foto Ilustrativa)

Para curtir o carnaval com muita saúde, não é preciso ficar paranoico, mas redobrar alguns cuidados é algo que não pode deixar de ser feito, principalmente para se evitar futuros problemas com a saúde.

Uma das principais formas de prevenção de DST é sempre usar a camisinha, em qualquer situação, pois ela é uma grande fonte de proteção contra diversas enfermidades, como a sífilis, gonorreia, herpes genital, clamídia e HPV (papiloma vírus humano).

Usar a camisinha é uma das melhores maneiras de prevenir DST (Foto Ilustrativa)

Usar a camisinha durante o ato sexual é também a principal forma de se combater a Aids, doença que ainda não tem cura e que pode trazer sérios transtornos para as pessoas acometidas. Além disso, o uso do preservativo pode ainda evitar uma gravidez indesejada.

A camisinha é vendida em farmácias, supermercados e outros tipos de estabelecimentos comerciais. E durante o carnaval 2015, o Ministério da Saúde vai distribuir, gratuitamente, cerca de 70 milhões de preservativos em todo o Brasil, facilitando a proteção para todos.

Outras dicas para se proteger no carnaval

Além da Aids, o preservativo protege contra diversas outras doenças sexualmente transmissíveis (Foto Ilustrativa)

Existem ainda várias outras dicas para quem está querendo saber como evitar DSTs no carnaval. Uma delas é não sentar nos vasos sanitários e evitar o contato com resíduos presentes nos banheiros químicos, muito utilizados nessa época. Essas atitudes previnem a herpes e outras doenças.

Também é recomendável evitar compartilhar objetos pessoais, como toalhas e roupas íntimas, e escolher bem seus parceiros sexuais. Algo que pode ainda ajudar na proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis é limitar o número de parceiros(as) sexuais no carnaval.

Recomendado para você
Comentários

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *