Dicas para se manter em forma com os esportes do verão

A época do ano que mais exige que nosso corpo esteja em forma é o verão. Neste momento optamos em realizar viagens para praia,…

Por Editorial MDT em 21/02/2012

A caminhada e a corrida são práticas que combinam com o verão.

A época do ano que mais exige que nosso corpo esteja em forma é o verão. Neste momento optamos em realizar viagens para praia, piscina, deixando nosso corpo exposto. Porém, nem sempre é possível mantê-lo em forma. Devido a isso, separamos alguns exemplos de esportes que tem a cara do verão e, melhor, ajudam a manter nosso corpo em dia. Conheça um pouco sobre eles.

Corrida e caminhadas

Esses exercícios físicos não exigem muita habilidade pela pessoa que o pratica. Uma boa opção e que traz consequências agradáveis, é realizar a corrida ou a caminhada ao ar livre. Por exemplo, quando estiver a beira mar, curtindo o amanhecer ou por do Sol. Mas, apesar de ser um esporte aparentemente inofensivo, é preciso ter alguns cuidados. O principal deles é escolher um tênis capaz de absorver impacto.

Para se ter uma ideia da vantagem de praticar algum desses esportes, é a quantidade de calorias perdidas durante sua pratica. Você pode queimar entre 500 e 600 calorias, correndo ou andando, em ritmo forte por uma hora.

Bicicleta

Outra boa opção para quem deseja perder os quilinhos extras é iniciar a prática de bicicleta. Esse tipo de esporte também pode ser praticado por aqueles que estejam de férias nas praias. Isto porque resistência da areia, ao andar de bicicleta na praia exige mais esforço de seu corpo do que andar na cidade. Através das pedaladas você pode gastar entre 200 e 400 calorias a cada hora dessa atividade.

Surfe

O surfe é um esporte refrescante e perfeito para o ar-livre.

É o melhor esporte para quem quer perder os quilinhos extras acumulados na barriguinha. Sem mencionar que sua prática colabora na definição dos músculos (o praticante força a perna e faz movimentos de braço), além de melhorar a postura. Ao realizar sua atividade, a pessoas chega a gastar até 300 calorias em uma hora de surfe. Uma opção interessante é praticar body board, que é feito com uma prancha menor, leve e prática. Uma opção ideal para as meninas.

Frescobol

O esporte favorito dos admiradores da praia, o frescobol trabalha os músculos, além de desenvolver a força, a velocidade e a coordenação motora. Apesar das grandes vantagens apresentadas pela prática do esporte, a queima de calorias é baixa, em torno de 180 calorias por hora. Porém, é uma boa pedida para aqueles que desejam emagrecer e se bronzear, ao mesmo tempo.

Natação

A natação é um dos esportes mais completos, pois mexe com, praticamente, todos os músculos do corpo. É uma atividade física que pode ser praticada em qualquer ambiente, sendo que uma boa escolha seria praticá-lo no mar. Nadar no mar exige mais esforço do atleta, pois é necessário enfrentar a força das correntes e a temperatura da água (normalmente mais baixa). Porém, é preciso ter cuidado ao nadar em áreas arriscadas. Com sua prática, você pode perder até 600 calorias a cada hora de natação.

A natação trabalha várias partes do corpo.

Que tal aproveitarmos o verão para praticar esportes ao ar livre? As opções são várias, desde uma simples caminhada, ate esportes que exijam do nosso corpo, como natação e o surfe. Aproveite a época mais quente do ano para voltar ao ritmo! Vale à pena conferir.

Top