Dicas para se depilar Corretamente

As mulheres, por vaidade, depilam as suas pernas, as virilhas e as axilas. Isso porque tornou-se um costume  as mulheres serem “limpas”, ou seja,…

As mulheres, por vaidade, depilam as suas pernas, as virilhas e as axilas. Isso porque tornou-se um costume  as mulheres serem “limpas”, ou seja, sem pelos, para mostrar a sua feminilidade e a sua delicadeza. Além disso, elas devem ter uma pele lisa e sem manchas.

Portanto, é preciso fazer uma depilação correta para que não haja pelos encravados, manchas ou infecções. Há diversos modos de se fazer uma boa depilação, entre elas as lâminas (giletes), os aparelhos elétricos de depilação, as ceras quentes ou frias, a eletrólise ou o laser.

Cada tipo de depilação tem as suas particularidades, porém, para todos eles, é válida uma dica para se depilar corretamente: o local a ser depilado deve estar completamente limpo para evitar infecções. Para tanto, tome um bom banho quente para que os poros se dilatem e a depilação seja menos dolorida.

Para secar o local, use uma toalha macia. Se preferir, passe álcool ou talco para que ele não fique úmido.

Se você for usar a lâmina para se depilar, prefira as que tenham cabeças móveis, pois elas acompanham os contornos do seu corpo sem causar cortes. Faça a depilação durante o banho. Usar sabonete ou condicionador não é o melhor para esse tipo de depilação. Para tanto, use um produto especial como cremes de barbear, porém, sem álcool ou mentol para não causar irritações.

Então, cubra o local a ser depilado com um bom creme e comece a passar a lâmina no sentido do crescimento dos pelos, mas depois, na última passada da lâmina, passe-a no sentido oposto ao crescimento para cortar os pelos mais rentes às raízes. Em seguida, lave a região com um sabonete e passe água abundantemente. Ao sair do banho, seque-se bem e passe um hidratante para evitar o ressecamento da pele. A desvantagem da depilação com lâmina é que os pelos começam a crescer rapidamente, a partir de 3 dias.

Leia Também:  Lenço no cabelo como usar

As máquinas depilatórias são muito práticas. Porém, aquelas que tiram os pelos pela raiz fazem uma depilação dolorida. Mas se você quer se livrar rapidamente dos pelos, é uma ótima opção. Elas podem ser usadas para depilar qualquer parte do corpo e devem ser limpas constantemente.

Para a depilação com cera quente ou fria, use sempre produtos novos para evitar infecções ou contaminações bacterianas. A vantagem dessas ceras é que elas arrancam os pelos pelas raízes e fazem com que eles demorem mais para crescerem, ou seja, cerca de 15 a 20 dias. Após a depilação, evite sair ao sol sem um protetor solar para não ficar com manchas na pele. A cera quente é menos dolorida que a fria, pois ela abre os poros, deixando os pelos mais soltos. Porém, a eficácia é a mesma e podem ser feitas em casa ou no salão de beleza.

Para retirar os pelos que sobraram da depilação feita com lâmina ou com cera, use uma pinça, que deve ser limpa antes de ser usada. Há pessoas que preferem depilar locais pequenos como as virilhas, as axilas ou o buço com pinça, pois elas arrancam os pelos pela raiz. Para quem é paciente, é uma boa opção, mas é dolorida também.

A eletrólise é feita em clínicas de estética e a aplicação dura em média, 30 minutos. O aparelho parece uma caneta que emite uma descarga elétrica no bulbo do pelo, queimando a sua raiz. A aplicação é feita pelo por pelo e as partes que receberam o tratamento ficam sem pelos por até dois anos. Nas próximas aplicações, os pelos vão se enfraquecendo até que cessam de crescer.

Leia Também:  Batom marrom: como usar, dicas

Por fim, a depilação a laser. Esse é um método que encontra cada vez mais adeptas, principalmente pelo seu efeito duradouro de até dois anos. Porém, duas horas antes do tratamento, passe um creme anestésico nas partes a serem depiladas para que a pele não arda com o calor dos raios. A sessão dura meia hora quando feita nas axilas e nas virilhas e uma nas pernas e é completamente indolor. Pessoas com pele bronzeada devem evitar o tratamento, pois ele pode manchar a pele, que fica sensível. Por isso, as pacientes devem ficar duas semanas longe do sol.

Tanto para as depilações feitas em casa quanto as feitas em clínicas, o mais importante é a higiene. Sempre limpe bem os locais a serem depilados, pois os poros foliculares ficam abertos e é muito mais fácil pegar uma infecção. Nas clínicas, note se a esteticista trocou os lençóis das macas e se os produtos são novos. Seguindo essas dicas, você poderá se depilar corretamente, sem prejuízos para a sua pele ou para a sua saúde em geral.

Top