Dicas para se ambientar nos primeiros dias de trabalho

Quando começamos em um novo emprego, é normal que os primeiros dias sejam um pouco mais complicados, já que você está frequentando um ambiente…

Quando começamos em um novo emprego, é normal que os primeiros dias sejam um pouco mais complicados, já que você está frequentando um ambiente desconhecido e tendo contato com pessoas diferentes.

Muitos novatos costumam ficar constrangidos nos primeiros dias de trabalho (Foto: Divulgação)

Insegurança, timidez e falta de confiança são alguns dos sentimentos que costumam atingir os trabalhadores nessa situação, muitas vezes atrapalhando o desempenho e dificultando a adaptação ao novo trabalho.

Mas seguindo algumas dicas para se ambientar nos primeiros dias de trabalho, você pode se preparar melhor para esse período em que está conhecendo novas funções e novos colegas, podendo se adaptar mais rapidamente ao ambiente de trabalho.

Evite as fofocas, não só nos primeiros dias de trabalho, mas sempre, pois assim o ambiente se torna melhor (Foto: Divulgação)

Observe e aprenda

Ao começar no novo emprego, procure observar atentamente aquele ambiente, para saber como funciona o local, quais são as regras, como as pessoas se comunicam e realizam as suas funções.

Mesmo que você tenha bastante experiência na profissão, o melhor a fazer nesse momento é observar para aprender a cultura daquela empresa. A partir daí, comece a guardar os nomes dos novos colegas e as suas funções e se socialize com eles, sempre respeitando os códigos da corporação.

Evite puxar saco, fazer fofoca e participar de “panelas”

É comum os colegas de trabalho tentarem fazer a cabeça de novos funcionários nos primeiros dias deles na empresa, principalmente através de fofocas. Se isso acontecer, evite julgar as pessoas antes de conhecê-las melhor, não discriminando ninguém.

Leia Também:  Programa Carreira Santander 2010-2011

É importante também não participar das famosas “panelinhas”, principalmente daquelas em que os participantes vivem falando mal de outros colegas, dos chefes e da empresa. Por outro lado, também evite ser puxa-saco, especialmente da chefia, pois pode criar inimizades logo de cara, com os demais funcionários.

É importante tomar cuidado com a roupa que você vai usar nos primeiros dias de trabalho (Foto: Divulgação)

Mantenha a humildade

Cumprimente os colegas e ouça o que têm a dizer, pois eles estão há mais tempo que você na empresa. Agindo com muita simpatia e humildade, as chances de se dar bem são maiores, já que assim você poderá contar com a ajuda de outros funcionários sempre que precisar. E sendo novato na empresa, você precisará da ajuda dos colegas.

Cuidados com a linguagem e as roupas

Se você gosta de falar muitas gírias e palavrões, tenha muito cuidado, pois isso pode resultar em problemas. Também é bom evitar bate-papos e piadinhas durante o expediente. Seja sério, mas nunca deixe de sorrir.

Com relação ao que vestir, se a empresa não possuir uniforme, prefira um estilo tradicional, com roupas parecidas às utilizadas durante o recrutamento. Aos poucos, você perceberá qual a maneira mais adequada de se vestir para aquele trabalho.

O novo funcionário deve ser sempre cordial e tratar bem os novos colegas (Foto: Divulgação)

Fique atento aos horários

Essa dica vale não só para os primeiros dias de trabalho, mas também para todo o período em que estiver na empresa. Seja sempre rígido com os horários, chegando na hora ou até mesmo um pouco antes.

Top