Dicas para se acostumar com aparelho nos dentes

Ter dentes saudáveis e alinhados não é apenas questão estética, mas também de saúde. Um sorriso bonito e uma mordida correta oferecem muitos benefícios,…

Ter dentes saudáveis e alinhados não é apenas questão estética, mas também de saúde. Um sorriso bonito e uma mordida correta oferecem muitos benefícios, como qualidade da respiração e do sono. Além disso, o indivíduo passa a mastigar de maneira adequada e melhora sua autoestima. Muitas vezes para alcançar esse sorriso perfeito, é preciso uma ajudinha dos aparelhos ortodônticos, que causam alguns incômodos durante o uso. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para se acostumar com o aparelho nos dentes.

Os aparelhos ortodônticos causam alguns incômodos. (Foto: divulgação)

Aparelhos Ortodônticos

Um dos tratamentos mais usados para correção da posição dos dentes é o uso dos aparelhos ortodônticos. Esses aparelhos podem ser colocados em qualquer idade, desde que o indivíduo possua dentes, gengivas e ossos saudáveis. Apesar disso, a idade recomendada para esse tratamento é entre 10 e 12 anos de idade, quando o corpo ainda está em fase de crescimento e fica mais fácil o redirecionamento dos ossos, evitando as cirurgias.

Antes de optar pelo uso dos aparelhos, é necessário analisar se o profissional é especialista em ortodontia e devidamente regulamentado para trabalhar. Além disso, é preciso ficar atento se o profissional faz a lavagem das mãos, utiliza luvas descartáveis e principalmente se mantém os equipamentos sempre limpos.

Os alimentos duros devem ser evitados por quem usa aparelhos. (Foto: divulgação)

Dicas para se acostumar com o aparelho nos dentes

1. Procure manter uma alimentação saudável e como de preferência alimentos mais moles que não exijam muita força na mastigação. O puré de batata, sopas, iogurtes, frutas maduras são ótimas opções. Evite as carnes, frutas verdes, chicletes e outros alimentos duros.

2. A comida deve ser bem cortada em pedacinhos bem pequenos e mastigada mais devagar e de maneira suave.

Leia Também:  Mitos e verdades sobre crescimento dos cabelos

3. Utilize cera dentária, pois ela irá ajudar na prevenção de cortes na boca pelos “brackets”. Faça uma bolinha de cera e coloque sobre ele até que seja coberta as arestas.

4. Caso sinta dores nos músculos da face, pegue um pouco mais de água quente e molhe uma toalha, depois coloque essa toalha no lado em que está doendo. Isso irá ajudar a aliviar a dor.

5. Se dor for muito intensa, aposte no uso de analgésicos. Mas tome cuidado, jamais tome medicamento sem orientação do médico ou dentista.

A adaptação do aparelho pode causar muitas dores. (Foto: divulgação)

Os aparelhos ortodônticos são muito utilizados na correção de desvios nos dentes. O uso dessas peças podem causar grandes incômodos durante a fase de adaptação, como dor, machucados e desconforto para mastigação. Aposte nas dicas para se adaptar ao aparelho ortodôntico e fique livre dos incômodos.

Top