Dicas para respirar melhor

Respirar é algo vital e, apesar de ser um comportamento instintivo, é possível utilizar algumas técnicas para melhorar a qualidade e eficiência da respiração.…

Respirar é algo vital e, apesar de ser um comportamento instintivo, é possível utilizar algumas técnicas para melhorar a qualidade e eficiência da respiração. Muitas pessoas acabam respirando da maneira errada, e essa prática é capaz de causar vários problemas, até mesmo alterações vocais. Esclareça algumas dúvidas e confira dicas para respirar melhor.

Uma respiração adequada é fundamental para o bom funcionamento do organismo.(Foto: divulgação)

Maneira correta de respirar

O modo correto de respirar é utilizando o diafragma, um músculo que separa a região torácica da abdominal e que serve de apoio para os pulmões. Durante a inspiração, o diafragma contrai e abaixa, gerando uma pressão negativa na caixa torácica que puxa e expande os pulmões. O ar entra pelas vias aéreas e preenche todo espaço pulmonar.

Já a respiração errada é feita utilizando a parte de cima do corpo, ao invés do diafragma. A pessoa acaba mantendo a barriga sem se movimentar enquanto infla o peito para que o ar entre. O resultado é uma troca gasosa menos eficiente, que prejudica o adequado funcionamento do organismo. Pessoas com esse tipo de respiração acabam ficando cansadas rapidamente, mesmo após a realização de atividades simples.

Pessoas que respiram errado não se cansam com facilidade.(Foto: divulgação)

Dicas para melhorar a respiração

Seguindo algumas dicas é possível aprender a respirar da maneira correta e garantir a adequada oxigenação dos pulmões. Acabe com as principais dúvidas sobre o assunto e saiba quais exercícios fazer para respirar melhor.

  1. Deite de barriga para cima e concentre-se na respiração, deixando que o ar entre pelo nariz e saia pela boca. Deitado nessa posição é possível prestar mais atenção na região abdominal, que deve subir a cada inspiração e descer nas expirações. Se, ao invés da barriga, a região do peito estiver subindo e abaixando, é hora de se concentrar mais e tentar realizar o movimento de maneira correta, ou seja, com a parte abdominal;
  2. Repita o exercício anterior, mas agora se mantendo na posição sentada. Ter um espelho posicionado à frente pode ajudar a observar se os movimentos estão corretos;
  3. Faça alguns exercícios de relaxamento. Sente-se na beira da cama e puxe o ar pelas narinas. Segure por um ou dois segundos e solte pela boca, fazendo o som de “s” ao mesmo tempo em que faz movimentos circulares com a articulação do ombro para frente. Repita o processo três vezes. Também é possível fazer o mesmo exercício, substituindo a expiração com som de “s” pela emissão de todas as vogais com o mesmo fôlego.

É possível realizar alguns exercícios e aprender a respirar melhor.(Foto: divulgação)

Respirar adequadamente é fundamental para que o organismo possa desenvolver todas as funções vitais. Vale a pena saber mais a respeito do assunto e seguir algumas dicas para aprender a respirar melhor.

Top