Dicas para reduzir os poros

Poros dilatados se apresentam como um pequeno incômodo estético que pode ser resolvido com certa facilidade. Pessoas que sofrem com acne, geralmente ficam mais…

Por Editorial MDT em 14/02/2012

Cuidados diários ajudam a evitar poros dilatados.

Poros dilatados se apresentam como um pequeno incômodo estético que pode ser resolvido com certa facilidade. Pessoas que sofrem com acne, geralmente ficam mais preocupadas com as feridinhas no rosto, porém, as espinhas e os poros dilatados têm tratamentos que geralmente podem ser conduzidos ao mesmo tempo, melhorando o aspecto da pele de uma forma geral.

O tamanho exagerado dos poros está mais relacionado às peles mistas e oleosas, mas podem aparecer em todos os tipos de pele.

O Que Causa Poros dilatados?

Dermatologistas realizaram pesquisas e acabaram descobrindo que as principais causas de poros dilatados são:

• Pele Oleosa
As pessoas que têm, naturalmente, a pele um pouco mais oleosa que o normal, tendem a ter poros dilatados porque a gordura e as células mortas se depositam ao redor deles, o que acaba fazendo com que essa região fique inchada, e pareça maiores do que realmente é.

• Idade
Conforme envelhecemos, a pele perde sua elasticidade, o que faz com que os poros fiquem mais evidentes. A exposição ao sol também afeta o aspecto dos poros, pois a irradiação solar faz com que a pele se torne mais espessa, aumentando o número de células mortas depositadas ao redor dos poros e contribuindo para a maior evidência dos buraquinhos no rosto.

• Sexo
Em geral, homens tendem a ter mais poros dilatados que mulheres. Entretanto, as mudanças hormonais, que são bem mais frequentes no decorrer do desenvolvimento feminino, tornam as mulheres mais susceptíveis ao surgimento dos poros dilatados, particularmente durante o período menstrual.

Manutenção dos Poros na Pele

A esfoliação da pele é uma maneira de conter o problema de poros.

A maioria das pessoas se incomoda com os poros grandes e dilatados, visíveis principalmente na pele da região do nariz e bochechas. Confira algumas medidas que podem ser adotadas para melhorar a uniformidade da pele:

• Quem usa maquiagem deve se lembrar de removê-la toda noite com um produto de limpeza suave, para prevenir a obstrução dos poros;

• Proteja-se do sol. O sol e o envelhecimento espessam a camada mais externa da pele, conferindo a aparência de um pequeno vulcão ao redor dos poros. Isso faz com que eles pareçam maiores do que realmente são;

• Peles muito oleosas tendem a fazer com que os poros pareçam maiores. Lavando o rosto regularmente, é possível diminuir a oleosidade da pele e melhorar sua uniformidade.

• Usar sabonete para pele acnéica à noite é ótimo para desengordurar a pele oleosa. Soluções ou medicamentos contendo ácido acetilsalicílico podem ajudar a manter os poros limpos;

• Tratamento tópico com vitamina A pode prevenir a aglutinação de células ao redor dos poros e reduzir as bordas edemaciadas, melhorando seu aspecto;

• Esfoliação como microdermoabrasão ou peeling de cristal remove as camadas de células mortas, com o objetivo de deixar a pele mais atraente. Algumas pessoas optam por peeling químico ou laser, que são procedimentos um pouco mais invasivos, mas com excelentes resultados. É necessário consultar um médico dermatologista para saber qual o tratamento é o adequado para cada caso.

Cremes propriados ajudam a reduzir a aparência dos poros.

A aplicação de solução retinoide tópica (vitamina A) pode não somente diminuir a aparência dos poros, mas também ajudar a combater as bactérias que causam acne e tratar os danos do sol ao mesmo tempo (dois fatores que contribuem para o aspecto dilatado dos poros).

Os cremes esfoliantes são de fácil acesso e podem ser utilizados em casa sem o auxílio de um médico, ajudando a manter a pele limpa e melhorando sua aparência.

É importante não se esquecer do uso constante de filtros solares, que protegem sua pele e evitam os poros dilatados.

Top