Dicas para recuperar o seu CD sujo ou riscado

Não precisa jogar fora o seu disco só porque o Windows não conseguiu reconhecê-lo logo na primeira tentativa. Há uma série de dicas que…

Por Redacao em 28/10/2011

Não precisa jogar fora o seu disco só porque o Windows não conseguiu reconhecê-lo logo na primeira tentativa. Há uma série de dicas que podem fazer com que seu disco ótico volte a funcionar adequadamente, evitando que você perca as informações contidas nele.

☰ CONTEÚDO

Pano seco

Com a ajuda de um pano macio e seco (que de preferência não solte fiapos), limpe a superfície de leitura do CD cuidadosamente. Ao contrário do que muita gente pensa, a melhor maneira de fazer isso é do centro para as extremidades e não acompanhando a circunferência do disco. Isso pode resolver os casos de sujeiras mais superficiais.

Água e sabão

Pouca gente sabe, mas não há mal algum em lavar o seu CD. No entanto, não se deve utilizar nenhum produto químico, mas apenas água e sabão neutro. Não se esqueça de, ao final, lavar abundantemente com água para retirar o excesso de sabão. Essa técnica é especialmente útil para discos engordurados ou com marcas de dedos.

Polimento

Mas se o seu disco está visivelmente riscado, a única solução para tentar salvar os dados é apelando para um polimento. Para tal, você pode levar o seu disco para alguma locadora de DVDs ou casa de informática que possua o equipamento adequado e pagar pelo serviço (geralmente custa pouco).

Caso prefira, você também pode improvisar o polimento em sua própria casa. Com a ajuda de uma pasta especial, ou com massa de polimento automotivo (menos recomendável) aplique uma fina camada sobre a superfície de leitura do disco. Com a ajuda de um pedaço de algodão, retire o material com movimentos circulares e com certa força.

Note que, caso os riscos sejam muito profundos (tenham alcançado a parte espelhada do CD) nada poderá salvar os seus dados. Discos em que o material interno do disco oxidou, também não têm salvação.

Top