Dicas Para Quem Gosta de Ler

Embora de uma forma geral a leitura tenha ficado algum tempo em desuso, a ideia parece ter voltado a moda com o lançamento de…

Embora de uma forma geral a leitura tenha ficado algum tempo em desuso, a ideia parece ter voltado a moda com o lançamento de livros que se tornaram best-sellers e fizeram a cabeça de muitos os que andavam afastados das letras. Não interessa se digam que os temas são fúteis ou pouco proveitosos, mas a verdade é que muitos parecem agora estar criando mais intimidade com a ideia da leitura como um meio de lazer.

Sim, lazer. Alguns podem estranhar essa ideia, talvez condicionados por uma lista de leitura obrigatória presente no currículo escolar não muito atraente. É compreensível que julguem essa atividade como algo muito chato, mas talvez o que ele não tenha descoberto é um assunto ou uma história que o arrebata. Mas, para os que já descobriram os livros como uma fonte potencial talvez seja interessante falar sobre coisas que podem fazer sua leitura render ao máximo. Que tal?

Dicas para sua leitura render:


Que tal não se preocupar demais? Se a leitura da obra no qual você está envolvido é algo que servirá para te distrair, por que ter pressa para que ele termine rápido? Leia quando te der vontade. As coisas ficam bem melhores quando nós estamos a fim de fazer. Sem contar que fica melhor quando aquilo que lhe dá prazer também não pareça cansativo.

Leve sua diversão a sério: Essa é a dica do Alessandro Martins do blog Livros e Afins. Até sua diversão merece disciplina. Nesse caso a ideia é reservar um tempo somente para se dedicar a ele. Você não dedica um tempo a sair com seus amigos ou navegar pela internet e ficar de bobeira nas redes sociais? Seus hobbys merecem respeito.

Continuar Lendo  Atrasos no aeroporto: saiba o que fazer

Tenha um ritual: Arranje um cantinho legal para passar seu tempo lendo. E pense em um lugar confortável, pense em sua coluna em um momento desses. Uma poltrona macia, um lugar quieto ou onde você possa pelo menos ter um pouco de sossego. Nada mais chato do que interromper leitura para atender telefone ou algo assim. Depois pode ser que demore algum tempo para entrar novamente no clima do texto e o cérebro demora para engrenar de novo. Um lugar iluminado adequadamente também, afinal seus olhos precisam ser bem tratados.

Outra coisa bem importante é ler aquilo que te traz prazer: pode parecer bobo, mas quantas vezes ouvimos pessoas falando mal sobre o nosso gosto ou sequer dando importância ao nosso passatempo? Ignore solenemente o ser que proferir tal blasfémia e leia somente aquilo que você quer. Pode ser Crepúsculo, Harry Potter, Turma da Mônica ou Shakespeare, mas simplesmente prossiga com os seus gostos. Pode ser que você já tenha pilhas de coisas a ler à contragosto, portanto lembre-se que sua diversão merece respeito.

Também não se culpe se tiver a intenção de reler um destes livros. Pode ser algo que você tenha perdido o fio da meada e julgue não ter aproveitado e entendido da forma esperada, ou simplesmente por ter gostado muito da obra. Refresque sua memória e releia se for o seu desejo.

São coisas simples, nada de mais, porém no fim podem fazer grande diferença. Boa leitura para você!

Top