Dicas para proteger o filho da gripe

O Inverno já chegou e com ele chegaram as preocupações em relação as infecções respiratórias nas crianças, principalmente as virais. Uma infecção muito importante…

É importante proteger as crianças contra a gripe.

O Inverno já chegou e com ele chegaram as preocupações em relação as infecções respiratórias nas crianças, principalmente as virais. Uma infecção muito importante que acomete grande parte das pessoas é a gripe, que é causada por diversos vírus, sendo o influenza o mais comum. Pensando nisso selecionamos algumas dicas para proteger seu filho contra a gripe.

A gripe e seus sintomas

A gripe é causada, na maioria das vezes, pelo vírus influenza que se modifica constantemente, por isso é tão difícil ser curada. Trata-se de uma infecção que acomete nariz, garganta e pulmões. Esse vírus é transmitido de uma pessoa para outra e começa a se manifestar logo na primeira semana após a transmissão.

As crianças, idosos, gestantes e pessoas com problemas crônicos são os mais prejudicados com a gripe, pois as defesas do organismo são menores. Eles podem ficar muito doentes, por isso é importante tomar muito cuidado com a gripe.

Tanto os adultos quanto as crianças podem apresentar os sintomas de cansaço, dor de cabeça, febre, tosse, dor de garganta, coriza e dor muscular. Algumas pessoas, principalmente as crianças, podem apresentar problemas estomacais como vômito e diarreia. A tosse pode ter duração de duas ou mais semanas.

Leia mais sobre como diferenciar resfriados, gripes e alergias.

 

A vacinação contra a gripe é o método mais seguro para proteger seu filho contra os vírus..

Dicas para proteger seu filho da gripe

1. Vacinação: a melhor forma de proteger seu filho contra a gripe é vacinando-o contra o vírus influenza.  O indicado é que todas as crianças entre 6 meses e 5 anos tomem a vacina anualmente, entre o Outono e o Inverno.

Saiba mais sobre os mitos e verdades sobre a vacina contra gripe 

Continuar Lendo  As principais causas do mau hálito

2. Mantenha as mãos limpas: as mãos da criança e dos pais devem ser muito bem lavadas ao longo do dia, pois o vírus pode ficar alojado nelas. É muito importante mantê-las livres de microrganismos para evitar que a criança fique gripada.

3. Abra as janelas da casa: mantenha o ambiente arejado. Agasalhe a criança e deixe as portas e janelas abertas para que corra ventilação na casa. Quando for levá-lo a escola, mantenha o vidro do carro aberto para que ventile e evite a transmissão do vírus.

4.  Medicamentos: jamais dê medicamentos para a criança sem prescrição médica. Caso surjam os sintomas o médico deverá ser consultado para avaliar o quadro e, se necessário, prescrever o tratamento medicamentoso.

5. Use máscaras: caso os pais estejam gripados, o ideal é usar máscaras para proteger a criança dos vírus.

6. Mantenha a casa limpa: a casa deve ser bem higienizada com água e sabão para evitar que os vírus fiquem alojados. Limpe os móveis, janelas e piso para que fiquem sempre limpinhos.

7. Evite locais fechados: o mais indicado é não levar as crianças a locais fechados e aglomerados por pessoas, pois alguém pode estar gripado e pode transmitir o vírus para a criança.

8.  Não mande o filho para a escola gripado: a criança gripada não deve ir à escola, pois ela pode passar a gripe para os coleguinhas. Se todas as mães fizessem a mesma coisa a transmissão da gripe diminuiria muito. O ideal é que a criança retorne a escola somente quando estiver no mínimo por 24h sem ter febre.

Veja como prevenir a pneumonia 

 

É importante lavar as mãos várias vezes ao dia para evitar a transmissão da gripe.

A gripe é uma infecção viral que pode causar sérios problemas nas crianças quando não cuidada de maneira correta. Portanto, proteja seu filho contra os vírus e evite que ele fique doente. Em caso de manifestação de sintomas, principalmente de febre, leve a criança ao médico para que ele aplique as condutas necessárias. Cuide da saúde do seu filho.

Continuar Lendo  Minha Casa, Minha Vida: Programa dedicará 3% dos imóveis a idosos

 

Top