Dicas para prevenir gengivite

A gengivite é uma inflamação na gengiva, que na maioria dos casos é provocada pela má escovação dos dentes. O problema pode ser evitado com alguns cuidados básicos diários. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas para prevenir a gengivite.

A escovação é essencial para prevenir a gengivite. (Foto: divulgação)

Gengivite e sintomas

A gengivite é um problema bucal que gera uma inflamação na gengiva.  Geralmente é causada pela má higiene bucal. Quando não escovamos os dentes ou usamos o fio dental de forma inadequada, ocorre um acúmulo de placa bacteriana nos dentes e na boca. A partir dessas bactérias são liberadas toxinas que causam a inflamação na gengiva.

Alguns fatores favorecem o aparecimento da gengivite como a gravidez, o alcoolismo e o uso de cigarro. Dentre os principais sintomas desse problema estão o inchaço, a vermelhidão da gengiva, o sangramento durante a escovação, o mau hálito e o gosto ruim na boca.

A má higiene bucal pode causar gengivite. (Foto: divulgação)

Veja também como aliviar dores de dente 

Tratamento da gengivite

A gengivite não é uma doença grave, porém se não for tratada adequadamente pode evoluir para um problema de perda óssea chamada periodontite. O tratamento da gengivite varia de caso para caso, mas pode ser feito através de mudanças de hábitos de higiene bucal, raspagens e limpezas para remover a placa bacteriana e o tártaro.

Dicas para prevenir gengivite

1. Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia: cada escovação deve durar pelo menos 2 minutos. Escove os dentes, a gengiva e a língua;

2. Aposte nas escovas elétricas: esse tipo de escova remove quase 90% da placa bacteriana enquanto a escova manual tira somente 48%;

3. Utilize o fio dental: pelo menos 1 vez ao dia o fio dental deve ser usado. Principalmente antes de ir dormir;

4. Tenha sempre uma escova e um creme dental na bolsa: no trabalho, na escola e em outros locais, escove sempre os dentes após as refeições;

5. Faça um limpeza a cada 6 meses: as limpezas feitas pelo dentista são essenciais para remover a placa bacteriana;

6. Consuma alimentos ricos em vitamina C: a falta de vitamina C no organismo também é uma das causas da gengivite. Por isso aposte no consumo de laranja, acerola, abacaxi e outros.

Consulte o dentista periodicamente. (Foto: divulgação)

Veja também dicas caseiras para curar gengivite 

A gengivite é um problema que pode ser causado pela má higiene dos dentes e da boca. Para evitar esse problema é preciso escovar os dentes corretamente, usar o fio dental e consultar o dentista periodicamente a cada seis meses para fazer limpezas. Aposte também em uma boa alimentação para preservar a saúde bucal.

Reply