Dicas para prevenir a ressaca

A ressaca é um problema comum em épocas festivas e que ainda é cercado de mitos e verdades. Como nem sempre é possível deixar…

A ressaca é um problema comum em épocas festivas e que ainda é cercado de mitos e verdades. Como nem sempre é possível deixar de beber e se controlar para não passar do ponto, a saída acaba sendo fazer uso de alguns truques que ajudam a combater esse “mal do dia seguinte”. Saiba mais e confira dicas para prevenir a ressaca.

A ressaca é um problema bastante comum em épocas festivas. (Foto: divulgação)

Sintomas de ressaca

Os sintomas de ressaca são bem conhecidos e envolvem dor de cabeça intensa e pulsátil, náuseas, vômitos, diarreia, tontura, fraqueza muscular, sede incontrolável, sonolência, irritação e produção de muita urina. Isso acontece porque o organismo acaba gastando toda a glicose para tentar metabolizar e excretar o álcool, que ainda inibe vários processos metabólicos importantes.

Como prevenir a ressaca

Através de algumas dicas simples é possível prevenir a ressaca ou, pelo menos, amenizar seus sintomas. Algumas recomendações que valem a pena ser seguidas são:

  • Não beba de estômago vazio

A regra mais importante para quem quer se prevenir da ressaca é não sair de casa para beber sem antes comer alguma coisa. Ao consumir bebidas alcoólicas de estômago cheio, a absorção do álcool é inibida. Outra vantagem é a maior disponibilidade de glicose, que garante uma metabolização e excreção mais rápida do álcool na corrente sanguínea;

  • Beba com moderação

O jeito mais eficiente de se prevenir da ressaca é moderar na quantidade de álcool ingerida. Uma dica super eficiente para beber menos é intercalar a bebida com algum quitute ou copos de água, pois assim o estômago fica cheio mais rapidamente e não sobra muito espaço para as bebidas alcoólicas;

Beber e fumar é uma combinação perigosa e que deve ser evitada. (Foto: divulgação)

  • Não beba apenas álcool
Leia Também:  Dieta das Notas

É super recomendado intercalar o consumo de bebidas alcoólicas com sucos naturais ou até mesmo refrigerantes, pois o carboidrato dessas bebidas retarda a absorção do álcool. Outra dica é incrementar os drinks com pedras de gelo, para diluí-lo;

  • Evite o tabagismo

No caso de pessoas que acabam passando dos limites e bebendo mais do que deveriam, a ressaca é inevitável. Entretanto, alguns hábitos são capazes de piorar os sintomas, e por isso vale a pena serem evitados. O tabagismo é um costume muito prejudicial, que somado ao consumo de álcool é capaz de aumentar consideravelmente as chances de intoxicação;

  • Se mantenha bem hidratado

O álcool é um poderoso diurético, capaz de provocar desidratação facilmente. Essa é uma das causas da ressaca. A solução é caprichar na ingestão de água ou sucos naturais antes, durante e, especialmente, depois da bebedeira.

Manter uma boa hidratação antes, durante e depois da bebedeira diminui o mal estar. (Foto: divulgação)

A ressaca é um problema bastante comum em épocas festivas. Para se prevenir ou ao menos reduzir a intensidade dos sintomas e curar rápido a ressaca, vale a pena conhecer as dicas e colocá-las em prática sempre que sair para beber.

Top