Dicas para preservar a audição

PUBLICIDADE

O barulho está presente em praticamente todos os lugares, seja nos ruídos provocados pelo trânsito, nos gritos da multidão em grandes shows e jogos, nos aviões que cortam os céus, nos movimentados restaurantes, nos pátios das escolas ou nos fones de ouvido dos celulares ou aparelhos de MP3.

Os problemas de audição podem atingir cerca de 25 milhões de pessoas no Brasil (Foto: Divulgação)

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um nível relativamente seguro de som para os ouvidos humanos gira em torno de 60 decibéis, limite que é facilmente superado em qualquer rua um pouco mais movimentada. Dessa forma, o número de pessoas que sofrem com problemas na audição tem crescido a cada dia.

Tire suas dúvidas: Cotonete – é apropriado para higienizar as orelhas?

PUBLICIDADE

Somente no Brasil, estima-se que mais de 25 milhões de pessoas tenham alguma perda de audição, muitas vezes sem que elas próprias consigam notar. Para não fazer parte dessa estatística, é importante ficar atento às dicas para preservar a audição.

Diminua o volume do som e da TV

Ouvir música alta pode gerar sérios problemas de audição (Foto: Divulgação)

Além de incomodar os vizinhos, assistir à TV com volume alto ou escutar músicas no último volume são atitudes que trazem sérios riscos para a sua audição. Por isso, ao ligar os aparelhos, tenha bom senso, optando por um volume que não ultrapasse os 60 decibéis.

Use fones de ouvidos adequados

Use os fones adequados e não se esqueça de diminuir o volume (Foto: Divulgação)

É só andar pelas ruas para ver a grande quantidade de pessoas que circulam por aí usando fones de ouvido, a maioria delas com os fones dos tipos earbuds e intra-auriculares, que ficam mais próximos à parte interna dos ouvidos.

Leia também: Saiba como utilizar fones de ouvido sem prejudicar a audição

De acordo com especialistas, os fones que provocam menos problemas à audição são aqueles de conchas ou circoauriculares, pois distribuem melhor o som. Além de usar os fones mais adequados, não se esqueça também de ser moderado ao escolher o nível do volume.

Proteja-se dos barulhos

Quando estiver no meio de um engarrafamento, feche as janelas do carro, se possível (Foto: Divulgação)

Para se proteger dos barulhos, você não deve ficar muito tempo em ambientes fechados com música alta, como acontece em casas de shows e outros lugares nas baladas. No caso de trabalhar em locais barulhentos ou usando máquinas que emitem sons muito altos, não deixe de usar protetores auditivos.

PUBLICIDADE

Outras dicas interessantes são evitar ficar perto de caixas de som e, na medida do possível, fechar as janelas do carro ao transitar por locais com muito barulho.

Descanse os ouvidos

Separe um momento para descansar os ouvidos a cada dia (Foto: Divulgação)

Depois de um dia de trabalho bastante agitado e barulhento, nada como tirar uma folga e ficar totalmente em silêncio, sem nenhum barulho por perto, para dar descanso aos ouvidos. Faça isso sempre que possível.

Procure um otorrinolaringologista, se notar algum problema

Se notar algum problema de audição, procure um otorrinolaringologista (Foto: Divulgação)

Os sintomas da diminuição da capacidade auditiva costumam ser quase imperceptíveis. Caso você note algum problema ou suspeite de perda de audição, procure imediatamente um otorrinolaringologista, profissional especializado nas doenças do ouvido.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.