Dicas para preparar sopa saudável no frio

PUBLICIDADE

Os fãs de sopas, por mais que as preparem com ingredientes saudáveis, podem cair na tentação de incrementá-las, no inverno. Durante os meses frios, nosso corpo pede por alimentos quentinhos. Contudo, parece que isso só não basta. Queremos acrescentar aos alimentos ingredientes calóricos que, geralmente, são mais saborosos. O problema é que, se isso for feito constantemente, os quilinhos começarão a aumentar. Por essas e outras é que as pessoas acabam engordando muito mais, no inverno. Muitos, ao tomarem uma sopinha, enganam-se com a ideia de que ela é menos calórica, simplesmente por ser uma sopa. É aí que mora o perigo. Veja dicas para preparar sopa saudável no inverno.

Acompanhar a sopinha com pão é uma delícia, mas sabota a dieta (Foto: Divulgação)

Ingredientes que prejudicam a dieta

Pode-se, por exemplo, fazer uma receita fácil de sopa de legumes, rapidamente. Sabemos que estes ingredientes, junto aos temperos, são as melhores opções para quem deseja manter o peso e a saúde. Entretanto, de nada adianta incrementá-las, para que se tornem mais saborosas. Uma inofensiva sopinha de legumes e verduras, que pode ter menos de 200 calorias, acaba se transformando em algo equivalente a um prato de feijoada, se for incrementada. Os ingredientes que mais sabotam a dieta são:

– creme de leite

PUBLICIDADE

– queijos amarelos (inclusive os ralados)

– bacon

– linguiças

– croutons

– pães

Legumes são os ingredientes mais saudáveis (Foto: Divulgação)

Não é interessante consumir, por exemplo, uma sopa com ingredientes saudáveis, enquanto se come pães com elas. O pão italiano, muito apreciado como acompanhamento para estes pratos, sabota a dieta. Mas muitos outros ingredientes também podem tornar a refeição muito mais calórica. É preciso se policiar…

PUBLICIDADE

Como fazer sopas saudáveis

Não é difícil criar receitas saudáveis. Comecemos, falando dos temperos. São básicos a cebola e o alho. Entretanto, para fazer sopa de baixa calorias, também pode-se apostar nas ervas. O segredo, em primeiro lugar, é caprichar nos temperinhos. Para isso, nem pense em colocar, por exemplo, caldos de carne, galinha e afins, feitos de forma artificial. Se optar por eles, que seja muito pouco. Tenha sempre em mãos salsinha, cebolinha, manjericão, manjerona, orégano, alfavaca, salsão, alho poró, alecrim e outras ervas, pois elas têm pouquíssimas calorias e dão sabor às sopas.

Macarrão integral deve substituir o comum (Foto: Divulgação)

Uma sopa de frango com macarrão integral, por exemplo, é muito mais saudável. Prefira massas integrais, portanto. Quando optar por carnes, acrescente apenas as menos calóricas, sem gordura alguma. Finalmente, abuse de legumes e verduras, que podem ser cozidos, juntos, transformando-se num delicioso creme, após serem batidos no liquidificador. No lugar de queijo ralado, use semente de linhaça, quinoa e até aveia.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.