Dicas para preparar sopa saudável no frio

Dicas para preparar sopa saudável no frio

Os fãs de sopas, por mais que as preparem com ingredientes saudáveis, podem cair na tentação de incrementá-las, no inverno. Durante os meses frios,…

Por Editorial MDT em 30/06/2013

Os fãs de sopas, por mais que as preparem com ingredientes saudáveis, podem cair na tentação de incrementá-las, no inverno. Durante os meses frios, nosso corpo pede por alimentos quentinhos. Contudo, parece que isso só não basta. Queremos acrescentar aos alimentos ingredientes calóricos que, geralmente, são mais saborosos. O problema é que, se isso for feito constantemente, os quilinhos começarão a aumentar. Por essas e outras é que as pessoas acabam engordando muito mais, no inverno. Muitos, ao tomarem uma sopinha, enganam-se com a ideia de que ela é menos calórica, simplesmente por ser uma sopa. É aí que mora o perigo. Veja dicas para preparar sopa saudável no inverno.

Acompanhar a sopinha com pão é uma delícia, mas sabota a dieta (Foto: Divulgação)

Ingredientes que prejudicam a dieta

Pode-se, por exemplo, fazer uma receita fácil de sopa de legumes, rapidamente. Sabemos que estes ingredientes, junto aos temperos, são as melhores opções para quem deseja manter o peso e a saúde. Entretanto, de nada adianta incrementá-las, para que se tornem mais saborosas. Uma inofensiva sopinha de legumes e verduras, que pode ter menos de 200 calorias, acaba se transformando em algo equivalente a um prato de feijoada, se for incrementada. Os ingredientes que mais sabotam a dieta são:

– creme de leite

– queijos amarelos (inclusive os ralados)

– bacon

– linguiças

– croutons

– pães

Legumes são os ingredientes mais saudáveis (Foto: Divulgação)

Não é interessante consumir, por exemplo, uma sopa com ingredientes saudáveis, enquanto se come pães com elas. O pão italiano, muito apreciado como acompanhamento para estes pratos, sabota a dieta. Mas muitos outros ingredientes também podem tornar a refeição muito mais calórica. É preciso se policiar…

Como fazer sopas saudáveis

Não é difícil criar receitas saudáveis. Comecemos, falando dos temperos. São básicos a cebola e o alho. Entretanto, para fazer sopa de baixa calorias, também pode-se apostar nas ervas. O segredo, em primeiro lugar, é caprichar nos temperinhos. Para isso, nem pense em colocar, por exemplo, caldos de carne, galinha e afins, feitos de forma artificial. Se optar por eles, que seja muito pouco. Tenha sempre em mãos salsinha, cebolinha, manjericão, manjerona, orégano, alfavaca, salsão, alho poró, alecrim e outras ervas, pois elas têm pouquíssimas calorias e dão sabor às sopas.

Macarrão integral deve substituir o comum (Foto: Divulgação)

Uma sopa de frango com macarrão integral, por exemplo, é muito mais saudável. Prefira massas integrais, portanto. Quando optar por carnes, acrescente apenas as menos calóricas, sem gordura alguma. Finalmente, abuse de legumes e verduras, que podem ser cozidos, juntos, transformando-se num delicioso creme, após serem batidos no liquidificador. No lugar de queijo ralado, use semente de linhaça, quinoa e até aveia.

Top