Dicas para poupar dinheiro no fim de ano

Os gastos aumentam com a chegada do final do ano. Comprar presentes de Natal, coisas para enfeitar a casa e para fazer a ceia…

Por Élida Santos em 26/12/2012

Os gastos aumentam com a chegada do final do ano. Comprar presentes de Natal, coisas para enfeitar a casa e para fazer a ceia pesam no orçamento. O pior é que mal termina a festa do Réveillon e começa a chegar as contas de janeiro (IPVA, IPTU, material escolar das crianças, entre outros gastos). Para minimizar tudo isso é necessário poupar dinheiro.

Leia mais sobre: Como economizar nas compras de Natal

Guarde o 13° salário para pagar contas de começo de ano (Foto: Divulgação)

Guarde parte do 13° salário

O primeiro passo para economizar no final de ano é não gastar todo o 13° salário. Por ser um dinheiro que é acrescido ao contracheque, algumas pessoas esbanjam. Use uma parcela desse direito adquirido pelo trabalhador com carteira assinada para pagar dívidas, e a outra guarde na poupança para lhe ajudar com os gastos a mais de começo de ano.

Não esbanje dinheiro na compra dos presentes de Natal

Não adianta se achar o Papai Noel em pessoa e esbanjar dinheiro comprando presentes de Natal caros. Para economizar nos meses finais do ano é preciso manter os pés no chão com relação aos gastos. Calcule quanto pode gastar com cada presente e escolha verdadeiras lembrancinhas, que não pesam no bolso, mas são suficientes para deixar as pessoas que as recebem feliz.

Saiba mais sobre: Como gerenciar o seu dinheiro, para sobrar no fim

Faça cotação antes de comprar os produtos para a ceia de Natal (Foto: Divulgação)

Cote os produtos da ceia de Natal e Ano Novo

Antes de lotar o carrinho de compras com os produtos para a ceia de Natal e Ano Novo faça uma cotação entre os principais mercados da região. Fique atento com relação as promoções de final de ano e aproveite-as ao máximo. Opte por pagamentos à vista para não criar mais uma dívida para 2013.

Espere para comprar alguns produtos depois que o Natal passar (Foto: Divulgação)

Compras de certos produtos depois do Natal ajudam na economia

Peru, chester e tantos outros produtos são típicos do Natal. Para economizar o seu dinheiro no final de ano compre só o necessário para consumir na ceia e deixe o restante para depois, quando os preços começarem a baixar graças a necessidades dos mercados de esvaziarem as gôndolas e geladeiras. Assim, além de economizar, você consome produtos de qualidade. Mas não porque os valores de venda caíram que é preciso exagerar na compra. Leve para casa somente o que é necessário para consumir, sem querer estocar, pois pode estragar  e você perde o dinheiro.

Top