Dicas para planejar refeições saudáveis

Consumir alimentos saudáveis é muito importante para nossa saúde. Se planejarmos com antecedência as refeições, será muito mais fácil ter uma alimentação saudável. Pensando nisso, selecionamos dicas para planejar refeições saudáveis. Confira.

Monte cardápios semanais de acordo com as preferências da família. (Foto: divulgação)

Alimentação saudável

Ter uma despensa cheia de alimentos é muito bom, mas ter esses alimentos sempre a disposição pode prejudicar a dieta e a saúde da família. Para evitar esses problemas é importante organizar os alimentos de maneira que as opções mais calóricas fiquem mais escondidas e as mais saudáveis estejam sempre visíveis.

Segundo especialistas, para manter uma alimentação balanceada é essencial fazer um planejamento do cardápio semanal da família para depois montar a lista de compras. No momento das compras, é essencial escolher alimentos que respeitem a quantidade consumida pela família para evitar os exageros.

Aposte no consumo de alimentos saudáveis. (Foto: divulgação)

Dicas para planejar refeições saudáveis

1. Crie um plano de refeições para a semana. Opte por alimentos que sua família e você mais gosta. Tente planejar o que fará também com as sobras. Opte pelos alimentos saudáveis como frango, verduras, legumes, carnes magras e frutas. Escolha dois ou três pratos para serem feitos durante a semana.

2. Opte por pratos saudáveis nas refeições. As sopas, saladas de repolho ou legumes cozidos no vapor são escolhas saudáveis. Os acompanhamentos pode ser beterraba, feijão, arroz integral ou batatas. Aposte nos legumes frescos ou congelados, além de vegetais cozidos no forno. Para as sobremesas, faça saladas de frutas servidas com queijo cottage.

3. Verifique a sua despensa e geladeira. Mantenha esses móveis abastecidos com alimentos básicos. Se tiver uma dispensa cheia de alimentos, é fácil fazer uma refeição rápida e básica. Aposte nas sopas para as despensas e peitos de frango no congelador.

4. Crie uma lista de compras para cada semana. Planejar as refeições e fazer as compras facilita o preparo de alimentos saudáveis. Ao fazer compras antes, você economiza tempo e dinheiro.

5. Inclua as frutas e vegetais frescos no seu plano alimentar. Além disso, aposte nos alimentos ricos em cálcio, fibras e proteínas para um plano de refeição saudável.

Prefira porções mais saudáveis. (Foto: divulgação)

A alimentação saudável é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Para aderir esse hábito alimentar, é essencial fazer um planejamento das refeições semanais, incluindo alimentos que ofereçam benefícios a saúde. Aposte nas dicas de como fazer uma alimentação equilibrada  e cuide da sua saúde.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply