Dicas para Pilotar Moto com Segurança

Dicas para Pilotar Moto com Segurança

Existem algumas Dicas para Pilotar Moto com Segurança que podem te ajudar na hora de sair por aí de moto. A moto é um…

Por Editorial MDT em 05/04/2011

Existem algumas Dicas para Pilotar Moto com Segurança que podem te ajudar na hora de sair por aí de moto. A moto é um veículo de duas rodas e por isso é preciso manter o equilíbrio enquanto se dirige. Esse é um dos motivos que causa medo e apreensão em algumas pessoas. O fato de manter o equilíbrio pode ser complicado para alguns, mas muito fácil para outros. O segundo detalhe é saber manusear a moto, que também não é algo difícil. Hoje você encontra modelos com embreagem, sem embreagem, mas com marchas e sem marchas nem embreagem. Dependendo do modelo escolhido, é preciso um modo de direção.

Muitos não sabem como pilotar moto, mas na verdade não é uma tarefa tão complicada. O primeiro passo, como já foi citado é o equilíbrio. Depois você precisa saber do funcionamento do veiculo. Para finalizar esse processo, é preciso estar atento ao transito e conhecer todas as regras de direção. Sabendo como se locomover no transito, você poderá ir para diferentes lugares com segurança. No caso da moto, alguns acessórios podem aumentar ainda mais essa proteção. O capacete, acessório indispensável e obrigatório nos dias de hoje, te protege contra possíveis fraturas e impactos na região da cabeça. O acessório já salvou a vida de inúmeras pessoas e continua salvando até hoje.

Nas grandes cidades, o transito costuma ser mais agressivo e perigoso. Por esse motivo, a atenção deve ser redobrada, assim como os cuidados. Ande sempre na velocidade média ou então na máxima permitida. Não tente correr ou se arriscar com a moto, pois em qualquer tombo é o seu corpo que sofre o impacto, diferente do carro. O automóvel também traz riscos, mas é uma segurança um pouco maior do que a da moto. A maioria dos acidentes acontece pela alta velocidade na cidade, na estrada e rodovias. Se você pilotar dentro dos padrões, numa velocidade aceita naquele trecho e com velocidade, a segurança pode ser mantida com maior facilidade.

Além de você, é preciso também tomar cuidado com os demais motoristas. Nem sempre quem sofre acidente é por que estava dirigindo da maneira errada ou abusando de alguma forma. Sempre pare nas esquinas, principalmente quando encontrar a sinalização para parar que, normalmente, está em placas ou mesmo na rua. Mesmo que não seja para você parar, é preciso reduzir nas esquinas, pois você não sabe se o outro motorista também vai parar.

O freio é um dos acessórios da moto que também é de altíssima importância e precisa ser levado em consideração. Você sempre deve frear primeiramente com o freio do pé que é o que controla a roda de trás. Só quando a moto já estiver parando, aí sim você freia com a roda da frente. Se você fizer o contrario, a mota pode empinar e você ser arremessado da mesma. Até isso precisa ser analisado com cuidado para evitar acidentes. Não é difícil pilotar moto com segurança, mas é preciso responsabilidade, cuidado, atenção e paciência. Unindo todos esses quesitos, você pode dirigir em qualquer lugar com segurança.

Essas foram algumas dicas para dirigir moto, mas você pode se informar mais diretamente com uma auto-escola. Para estar apto à dirigir uma moto, você precisa passar por aulas e concluir seu aprendizado. Depois de passar pela auto-escola, você recebe sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) com a letra A. Só com ela que você pode dirigir motos de todos os portes. Para pilotar automóveis, é preciso ter a categoria B na CNH. Cada tipo de veiculo requer uma categoria diferente. Não deixe de tirar sua CNH, pois ela é de uso obrigatório do motorista. A sua ausência acarreta multa ao proprietário do veiculo, seja carro, moto, caminhão ou qualquer outro.

 

Top