Dicas para passar o frio e deixar a saúde em dia

Com a chegada do inverno, as temperaturas começam a despencar e o ar fica mais seco, condições propícias para o surgimento de diversas doenças.…

Com a chegada do inverno, as temperaturas começam a despencar e o ar fica mais seco, condições propícias para o surgimento de diversas doenças. Mas seguindo algumas dicas para passar o frio e deixar a saúde em dia, você pode encarar essa estação do ano de maneira bem tranquila e sem maiores problemas.

Com a chegada do inverno, é preciso redobrar os cuidados com a saúde (Foto: Divulgação)

Nesta época de temperaturas baixas, reforçar a alimentação, mas sem exagerar, e manter o corpo protegido do frio, não se esquecendo do agasalho, são atitudes fundamentais para manter gripes, resfriados e alergias, entre outras doenças típicas do período, bem distantes.

Ingerir bastante líquido, especialmente água, sucos naturais e água de coco, também é algo importante, principalmente para combater os efeitos da baixa umidade, característica do inverno, como pele, olhos e lábios ressecados.

Dicas para levar uma vida mais saudável

Dicas para acordar com mais disposição

Dicas para passar o frio e deixar a saúde em dia

Lavar as mãos com frequência é fundamental para evitar a proliferação de vírus e bactérias (Foto: Divulgação)

Outra das dicas de saúde para a época de frio é evitar lugares fechados e com grandes aglomerações de pessoas, pois tais condições facilitam a transmissão de doenças muito comuns no inverno, podendo infectar as pessoas que estejam com a imunidade baixa.

Além dessas, há ainda diversas outras dicas de saúde para o inverno, como:

– Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado.

– Usar soro fisiológico nas narinas e nos olhos, em caso de irritação nos dias mais secos.

– Lavar as mãos com frequência e/ou higienizá-las com álcool gel, para evitar a disseminação de vírus e bactérias.

Continuar Lendo  Programa Brasil Sorridente, Benefícios

– Manter a casa sempre limpa e arejada, livre da poeira.

A alimentação deve ser reforçada nos dias mais frios (Foto: Divulgação)

– Utilize hidratante labial, como a manteiga de cacau, para evitar ressecamento e rachadura dos lábios, que podem atrair bactérias e provocar infecções.

– Deixe a preguiça de lado e não se esqueça de praticar atividades físicas, agasalhando-se bem para evitar a exposição direta ao frio.

– Luvas, gorros e cachecóis aumentam a proteção contra o frio, sendo essenciais para quem vai passar muito tempo exposto às temperaturas baixas, em áreas externas.

– Vacine-se contra a gripe.

Atenção especial com as crianças e os idosos

As atividades físicas não devem ser deixadas de lado no inverno, mas você precisa se agasalhar bem na hora de praticá-las (Foto: Divulgação)

Os cuidados com a saúde no inverno devem ser ainda maiores quando se trata de crianças e idosos. Enquanto os primeiros ainda não possuem as defesas do corpo tão fortalecidas, os segundos já podem ter a imunidade mais baixa, devido à idade avançada.

Por isso, é preciso redobrar os cuidados com crianças e idosos no frio, para evitar principalmente os problemas respiratórios, que são potencialmente mais perigosos para esses dois grupos.

Top