Dicas para parar de roncar

PUBLICIDADE

Além de ser extremamente incômodo e resultar em noites mal dormidas, o ronco é um problema que afeta cerca de 50% dos casais brasileiros e pode indicar sérios problemas de saúde. Indivíduos que roncam possuem maiores chances de apresentar problemas cardíacos, como arritmias, hipertensão e infarto. Entre os fatores que influenciam no aparecimento do problema, estão a obesidade, o envelhecimento e o estilo de vida.

O ronco afeta 50% dos casais brasileiros. (Foto: divulgação)

Confira algumas dicas para parar de roncar, com medidas práticas e eficientes na mudança do estilo de vida, que ajudam a acabar com hábitos inadequados e melhorar a qualidade do sono de pessoas que sofrem com os roncos.

Saiba mais sobre as causas do ronco e confira dicas que podem ajudar com o problema.

PUBLICIDADE

Controle do peso

O excesso de gordura localizada na região do pescoço, tórax e abdome faz com que as chances de roncar e desenvolver apneia do sono sejam aumentadas. Isso acontece porque a passagem de ar pelas vias aéreas da região se torna difícil.

Bons hábitos alimentares e prática de atividade física

Além de prevenirem o excesso de peso, uma dieta balanceada associada à prática de exercícios físicos regulares ajuda no bom funcionamento do organismo em outros diversos aspectos. É recomendado evitar a prática de atividade física muito próxima ao horário de dormir.

Consumo de álcool

O uso de bebidas alcoólicas regularmente é contraindicado, especialmente quando próximo da hora de dormir. O álcool gera maior relaxamento da musculatura do pescoço, fazendo com que a intensidade do ronco aumente e, consequentemente, a quantidade dos eventos de apneia.

O ronco prejudica a qualidade do sono do paciente. (Foto: divulgação)

Tabagismo

O tabagismo é outro costume que deve ser evitado, pois, além do efeito estimulador que a nicotina provoca, ainda ocorre uma inflamação da úvula e das paredes da faringe, que também dificultam a passagem adequada de ar.

PUBLICIDADE

Refeições leves

É muito importante realizar refeições leves, principalmente na hora do jantar, pois evitar dormir de estômago cheio previne o desconforto na região do abdome, que obriga as pessoas a dormirem em decúbito dorsal; posição em que o ronco é mais intenso, devido à força da gravidade que empurra a língua em direção à garganta.

Aparelhos bucais

Os aparelhos bucais são bastante eficientes para resolver o problema de quem tem queixo pequeno e céu da boca profundo. Esse tipo de dispositivo projeta discretamente o queixo para frente, prevenindo o ronco e melhorando a respiração durante toda noite.

PUBLICIDADE

Saiba onde comprar aparelhos anti-ronco.

Exercícios fonoaudiológicos

Realizar exercícios vocais indicados por especialista ajuda a melhorar a tonicidade muscular da garganta, especialmente no caso de pessoas com mais idade, evitando o ronco.

Cirurgias

Em alguns casos, algumas cirurgias, como a de correção de desvio de septo nasal, podem ajudar a acabar com o problema. Nesses casos, é imprescindível uma avaliação com otorrinolaringologista.

PUBLICIDADE

Entenda como tratar o ronco infantil.

Utilizar um dos vários tipos de aparelho anti-ronco pode ajudar. (Foto: divulgação)

O ronco é um problema que além de atrapalhar o sono e a qualidade de vida do paciente, é incômodo e pode interferir diretamente na vida conjugal. Felizmente, esse mal pode ser solucionado através de várias medidas eficazes.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.