Dicas para pagar contas no começo do ano

É muito difícil encontrar uma pessoa sem contas para pagar. E o pior é sempre no começo do ano, quando acumulam gastos com IPVA,…

É muito difícil encontrar uma pessoa sem contas para pagar. E o pior é sempre no começo do ano, quando acumulam gastos com IPVA, IPTU, material escolar, entre outros compromissos que deixam o orçamento ainda mais apertado. Para quem está querendo, definitivamente, se livrar dos gastos com contas no início do ano, vamos dar algumas dicas valiosas que vão ajudar a organizar a sua vida financeira a médio e longo prazo.

Leia também: Dicas para pagar as contas no início do ano

Some as contas para saber quanto realmente deve (Foto: Divulgação)

Faça as contas para saber quanto deve

O medo de saber o quanto está devendo faz com que as pessoas nunca somem todas as dívidas que possuem. Isso só ajuda na falta de organização do orçamento. Para quitar as dívidas do começo do ano é necessário saber se o dinheiro que possui dá conta. Por isso, some tudo e anote cada gasto. Somente assim saberá o tamanho do problema que terá que enfrentar.

Pague à vista para ter desconto

Algumas táticas são infalíveis para se ganhar um descontão no final das contas. Quem paga à vista se livra de taxa de cartão de créditos, por exemplo, e dos juros embutidos no preço final do produto. Por isso é muito importante quitar as contas à vista. Entre as contas de começo de ano que não tem como escapar está a de cartão de crédito e IPVA. Pagando à vista nos dois casos terá desconto.

Saiba mais sobre: Como renegociar dívidas com o Hipercard

Economize para conseguir pagar as contas (Foto: Divulgação)

Tente economizar no que puder

Para evitar aplicar o seu dinheiro no lugar errado é necessário economizar. Procure reaproveitar livros de escola ou compra-los em locais que vendem produtos usados. Também veja o que dá para a criança usar novamente, como por exemplo, lápis de cor, cadernos e canetas que sobraram do ano anterior. Não esbanje nesse começo de ano que se tem muitas contas para pagar, pois o dinheiro pode fazer falta.

Leia Também:  Painéis Decorativos Para Sala de Aula

Anote todos os gastos para não perder o controle

Essa dica vale para o ano todo. Anotar os gastos é fundamental para saber onde o seu dinheiro está sendo investido ou perdido. Se estiver com dívidas no mercado parcele para conseguir fazer a quitação. Se puder fazer o pagamento à vista para que o juros seja excluído será ainda mais vantajoso. E evite usar cartão de crédito e pagar seus boletos atrasados para não cair nos juros rotativos.

Top