Dicas para organizar os arquivos do computador

Com conexões de internet cada vez mais rápidas e discos rígidos com maiores capacidades de armazenamento, os usuários de computador estão se aproveitando para…

Por Andre em 21/11/2012

Com conexões de internet cada vez mais rápidas e discos rígidos com maiores capacidades de armazenamento, os usuários de computador estão se aproveitando para baixar milhares de jogos, filmes, seriados de TV, músicas, aplicativos e outros tipos de arquivos, que deixam a máquina lotada.

Computadores desorganizados atrapalham o desempenho de quem precisa da máquina para trabalhar ou até mesmo para se divertir (Foto: Divulgação)

Misturados a fotos e vídeos das câmeras digitais e de telefones celulares e aos arquivos de textos, planilhas e apresentações de Power Point, entre outros, os arquivos do computador podem chegar aos milhares, dificultando a tarefa de encontrá-los no HD quando você precisar utilizá-los.

Com tudo isso, é bem fácil ficar perdido em meio à imensidão de arquivos salvos no seu PC, o que certamente vai lhe causar muita raiva quando precisar encontrar uma determinada música, imagem ou planilha. Para não passar por isso, confira as dicas para organizar os arquivos do computador.

Arquivos na nuvem: Como organizar os arquivos no Google Docs

Crie pastas específicas para cada tipo de arquivo

A criação de pastas e a separação dos arquivos por categoria é uma boa alternativa para começar a organizar seu PC (Foto: Divulgação)

Para organizar os arquivos no computador, você pode começar criando pastas específicas para cada tipo de arquivo. No caso dos arquivos de fotos e vídeos, por exemplo, crie uma pasta chamada “Imagens” e depois duas subpastas: “Fotos” e “Vídeos”. A partir daí, comece a nomear os arquivos e a separá-los de acordo com a sua categoria.

Isso pode ser feito com as músicas (separadas por bandas, álbuns, etc), aplicativos, filmes, jogos, textos, planilhas, etc. Para facilitar a pesquisa, você também pode colocar uma referência à data de criação no nome da pasta, como por exemplo: “Fotos-de-novembro2012”.

Caso o número de arquivos seja tão grande que dificulte a sua organização, você pode criar uma pasta chamada “Documentos Antigos”, e colocar nela todos os seus arquivos atuais. A partir daí, comece a organizar os novos arquivos em pastas e, quando tiver tempo, transfira os arquivos antigos para essas novas pastas.

Mantendo a privacidade: Aprenda a ocultar arquivos e pastas no Windows 7

Programas que ajudam a organizar o computador

Existem também vários programas que ajudam a organizar os arquivos do computador (Foto: Divulgação)

Além de agir por conta própria, você também pode contar com programas que ajudam a organizar os arquivos do computador. Basta baixá-los e instalá-los no PC, fazendo configurações bem simples para que a máquina fique organizada em pouco tempo.

DropIt: organiza os arquivos conforme o formato.

MediaMonkey: tem a função de organizar a sua coleção de arquivos MP3, seja por estilo musical, nome ou vários outros tipos de configuração.

GrieeX Movie Archive Program: permite organizar e catalogar, em poucos segundos, todos os arquivos de vídeo que o usuário possui em seu HD, com destaque para os filmes baixados.

Top