Dicas para organizar a rotina do filho

Para que as crianças aproveitem melhor os estudos, para que não troquem a noite pelo dia, para que não resmunguem quando tiverem que fazer…

Por Editorial MDT em 06/02/2012

A rotina é muito importante para que as crianças se organizem com responsabilidade. (Foto: Divulgação)

Para que as crianças aproveitem melhor os estudos, para que não troquem a noite pelo dia, para que não resmunguem quando tiverem que fazer as tarefas de casa ou para que não comam na hora errada, é preciso estabelecer uma rotina diária para elas. Assim, elas saberão exatamente o que deverá acontecer em determinado momento. No entanto, é preciso organizar essa rotina de modo que não seja tão massacrante para o seu filho nem para você. Por isso, veja aqui algumas dicas para organizar a rotina do seu filho.

Como quem seguirá a rotina será o seu filho, convide-o para ajudá-la a organizar os seus horários. De modo democrático, será possível entrar em um acordo mais facilmente. Para tanto, pegue um quadro branco ou uma lousinha para anotar todos os deveres dele durante os dias da semana, desde o despertar até a hora de dormir.

Se o seu filho estuda de manhã, logicamente deverá dormir mais cedo. Ao acordar, deve lavar o rosto, tomar um banho e tomar café da manhã para ir à escola. Ao voltar para casa, é a hora do almoço. No período da tarde, estabeleça, além das obrigações, os momentos de lazer da criança, pois isso é muito importante nesse período da vida. Para tanto, dê-lhe um tempo para brincar, jogar vídeo game, assistir televisão e dormir, contanto que ela faça a sua tarefa de casa.

Na rotina infantil, devem estar incluídos os períodos para o estudo... (Foto: Divulgação)

Porém, se o seu filho estuda à tarde, a rotina fica um pouco diferente. Entretanto, não é porque ele irá à escola apenas depois do almoço que ele terá que acordar tarde. Levantar-se cedo, além de ser muito proveitoso, faz bem à saúde. Por isso, estabeleça algumas obrigações para serem realizadas no período matutino.

Do mesmo modo que os horários da diversão e da obrigação devem ser bem pontuados, os das refeições também precisam ser determinados a fim de que a criança se alimente bem em todas elas. Portanto, evite dar-lhe comida fora de hora, principalmente se forem doces ou salgadinhos.

... e os para brincar. (Foto: Divulgação)

Após cumprir a rotina  durante a semana, é hora de descontrair um pouco nos finais de semana. Afinal, você não está criando um robozinho, não é mesmo? Então, deixe que o seu filho acorde mais tarde, que brinque mais tempo com os amiguinhos ou leve-o para passear, saindo da rotina.

 

Top