Dicas para organizar a despensa

Dicas para organizar a despensa

Lar doce lar, é onde queremos descansar, ter momentos de lazer e nos sentirmos confortáveis. Em um ambiente limpo e organizado conseguimos aproveitar melhor…

Por Editorial MDT em 04/06/2012

Despensa bem organizada. Foto:(Divulgação)

Lar doce lar, é onde queremos descansar, ter momentos de lazer e nos sentirmos confortáveis. Em um ambiente limpo e organizado conseguimos aproveitar melhor esses momentos. Organizar a casa não é uma tarefa difícil, a despensa e a área de serviços costumam ser locais de espaços reduzidos e é preciso estar organizado para ter tudo ao alcance.

Um dos locais mais importantes da casa é sem dúvida a despensa, pois nela armazenamos a maior parte dos itens alimentícios da casa. Para que esse compartimento não vire uma dor de cabeça é de extrema importância mantê-lo organizado, fazendo com que todos os itens que procuramos sejam facilmente encontrados.

Leia também: Como organizar as tarefas do dia a dia

Para manter esse ambiente confortavelmente arrumado, trouxemos algumas dicas de como fazê-lo.

Separar por grupos é bem mais fácil. Foto:(Divulgação)

Primeiro Passo

Deve-se primeiramente retirar tudo e higienizar o local com pano úmido e detergente, lembrando de que é um ambiente com alimentos, e, portanto, a limpeza deve ser frequente para evitar o aparecimento de pragas. Para maior segurança, recomenda-se usar um repelente natural que afasta formigas e carunchos. Depois agrupe os itens. Separe tipos, Por exemplos: óleos com óleos, massas com massas, etc.

Segundo passo

Verifique a data de validade de cada produto, descartando as que já venceram. Os produtos que estão próximos de vencer devem ser colocados mais a frente dos outros produtos, dando maior visibilidade para serem consumidos antes da validade.

Terceiro passo

Os produtos que estão dentro do prazo de validade devem ser colocados da seguinte forma: Seguindo a regra primeiro que entra, primeiro que sai, coloque os itens mais novos no fundo do armário e os mais antigos na frente. Separe-os por tipos. Lembra que anteriormente agrupamos os produtos? Bom, vamos colocá-los da mesma forma na despensa. Assim não se mistura doce com salgados.

Uma boa dica é deixar elementos soltos em caixas. Foto:(Divulgação)

 Caso não tenha muito espaço, use cestas ou caixas para guardar elementos soltos, como verduras e frutas, mas lembre-se de deixá-los separados. Os produtos que são mais pesados devem ficar nas prateleiras mais baixas, assim evita acidentes e que as prateleiras quebrem.

Para ganhar um espaço extra, use ganchos ou barras para papel toalha, guardanapos. Produtos de limpeza devem ser guardados sempre na área de serviço. Despensa é somente para alimentos e utensílios de cozinha.

 Você vai gostar de ler também: Despensa de alimentos, como organizar.

Top