Dicas para organizar a bagunça em casa

Manter a casa organizada é um desafio para muitas pessoas, afinal, nem sempre existe tempo ou disposição para arrumar tudo como se deve. Nos…

Por Isabella Moretti em 23/02/2012

A bagunça é um atraso de vida e prejudica a aparência da casa

Manter a casa organizada é um desafio para muitas pessoas, afinal, nem sempre existe tempo ou disposição para arrumar tudo como se deve. Nos ambientes residenciais afetados pela bagunça, fica complicado encontrar utensílios pequenos e peças de uso pessoal.

Segundo o feng shui, a desordem é um fator que prejudica o movimento da energia positiva dentro de casa.  A técnica milenar chinesa afirma que o externo é reflexo do interior, por isso a bagunça pode ser um sinal de que as coisas não estão fluindo da melhor maneira. Assim, se a casa está uma bagunça, é chegado o momento de organizar-se.

O hábito de conservar a organização é algo que precisa ser colocado em prática todos os dias. Desta forma, fica mais fácil escolher um lugar para cada coisa e depois de algum tempo encontrá-la com precisão. Em um ambiente bagunçado, isto se torna praticamente impossível e perde-se muito tempo apenas durante a procura.

Quando há vários moradores dentro de uma casa, o lugar precisa ser ainda mais organizado para não gerar conflitos e tumultos. É importante que cada indivíduo tenha o seu espaço respeitado e contribua com a manutenção da residência de alguma maneira.

Dicas de organização para casa

Os móveis são grandes aliados na hora de organizar a casa

• Invista nos móveis: para solucionar os problemas de áreas desorganizadas, é recomendado investir na mobília. Adquira itens funcionais dentro de casa, que possuam várias repartições e gavetas para deixar tudo em ordem. Alguns móveis foram desenvolvidos justamente para organizar a casa, como a sapateira, o guarda-roupa, os armários e até mesmo o mancebo.

• Remova o desnecessário: existem itens que ocupam espaço no imóvel sem desempenhar uma função, contribuindo desta forma com a desordem e dificuldades de circulação.  Jogar fora ou doar o desnecessário é uma saída para obter um efeito clean em casa.

• Limpezas periódicas: para que a casa tenha a sua organização conservada, ela precisa estar sempre limpa. A arrumação pode envolver todos os moradores e considerar as necessidades de cada cômodo para que tudo fique em ordem. Coloque uma música, reúna os amigos e faça a faxina.

• Faça o policiamento: os bagunceiros de plantão precisam reformular os costumes e aprender a deixar a casa sempre em ordem. Deixar roupas e calçados espalhados pelos cômodos é um tipo de comportamento que precisa ser abolido de vez da rotina. Assim, fica claro que os moradores precisam estar sempre se policiando para manter tudo arrumado.

• Locais específicos: quando existe um lugar reservado para guardar cada item, fica mais fácil preservar os espaços organizados.

• Evite o acúmulo: acumular coisas é o primeiro passo para cometer o pecado da desordem. Por exemplo, a preguiça de lavar a louça faz com que os utensílios sujos de várias refeições se aglomerem na pia, o que resulta em bagunça.

Em alguns casos, a ordem se torna até uma questão de estética

 

Top