Dicas para ocupar o tempo da criança

Durante as férias, as crianças ficam muito tempo ociosas e, por isso, ficam enjoadas e acabam fazendo bagunças desnecessárias. No entanto, é preciso saber…

Por Editorial MDT em 03/02/2012

Durante as férias, as crianças ficam muito tempo ociosas e, por isso, ficam enjoadas e acabam fazendo bagunças desnecessárias. No entanto, é preciso saber que esse é o período no qual elas têm que descansar a mente para recomeçarem mais um ano de estudos e cobranças. Por isso, veja algumas dicas para ocupar o tempo da criança de modo que não lhes seja cobrado muito esforço.

As crianças dispõem de muita energia e, portanto, é preciso gastá-la para que não haja problemas em casa, principalmente durante a noite. Então, siga mais ou menos a mesma rotina do período de aulas, acordando-as sempre cedo. Logo de manhã, leve-as a um clube ou à praça esportiva da sua cidade para que possam correr, nadar, pular, brincar e jogar bola exaustivamente. Assim, além de trabalharem com o corpo, ficarão cansadas e famintas, dormindo e alimentando-se muito bem durante o dia.

As crianças precisam gastar energia enquanto estão ociosas. (Foto: Divulgação)

Além de exercitar o corpo da criança, é preciso trabalhar com a sua mente com jogos educativos e criativos. Portanto, incentive-as a brincarem com esses tipos de jogos, a desenharem, a pintarem e a brincarem com massinhas de modelar. Se houver algum jogo de vídeo game que tenha esse propósito, deixe que ela brinque com ele por um certo período também, mas não em tempo integral.

Os brinquedos educativos estimulam a mente da criança. (Foto: Divulgação)

Além disso, uma boa maneira de ocupar o tempo da criança é incentivando-a a ler. Para tanto, compre livros interessantes com muitas ilustrações para que ela conheça o mundo fantástico contido em cada livro. Com o tempo, a leitura passa de uma obrigação a um prazer duradouro que ela levará para o resto da sua vida. Para começar, você pode começar a ler com ela para depois deixar que ela continue lendo sozinha.

Em algumas cidades, há cursos de férias para crianças oferecidos pela prefeitura em bibliotecas ou em clubes. São cursos de desenhos, de leitura, de esportes ou de brincadeiras e são muito interessantes, já que fazem com que os pequenos interajam entre si, desenvolvendo todos os seus sentidos.

Nas férias, não deixe a sua criança sem fazer nada. Aproveite esse período para fazer com que ela desenvolva todos os seus sentidos para voltar à escola ainda mais esperta e inteligente.

 

Top