Dicas para o uso da mamadeira

As mamadeiras são muito práticas para as mamães, principalmente quando elas trabalham. No entanto, os bebês podem começar a usá-las apenas após os 6…

Por Editorial MDT em 25/01/2012

O uso adequado da mamadeira evitará que o seu filho desenvolva doenças futuras. (Foto: Divulgação)

As mamadeiras são muito práticas para as mamães, principalmente quando elas trabalham. No entanto, os bebês podem começar a usá-las apenas após os 6 meses, a não ser que sejam prematuros, ou que tenham mães com doenças transmissíveis pelo leite materno, que não estejam ganhando peso somente com o leite materno ou que não estejam se desenvolvendo adequadamente. Mas se o seu bebê passou dos 6 meses, temos algumas dicas para o uso da mamadeira.

Antes de encher a mamadeira do seu filho, esterilize-a deixando-a de molho em água quente. Para dá-la ao seu bebê, pingue uma gota do líquido nas costas da sua mão para saber se o mesmo não está muito quente. Então, posicione o seu bebê de modo que ele fique sentado ou com a cabecinha levantada, pois se ele tomar a mamadeira deitado, correrá o risco de engasgar, aspirando o leite para os pulmões.

Tenha sempre 6 mamadeiras e bicos, além de uma escova para lavá-las. Se preferir, já estão disponíveis no mercado as mamadeiras anticólicas, que são feitas com funis e ventosas capazes de diminuir a quantidade de ar que flui do leite para o bico. De acordo com alguns especialistas, as cólicas podem ser causadas pelo ar que o bebê engole ao sugar a mamadeira. Por isso, se o seu filho sofre constantemente de cólicas, essa pode ser a sua solução.

Esterilize bem a mamadeira antes de dá-la ao seu bebê. (Foto: Divulgação)

Porém, na hora de comprar as mamadeiras do seu bebê, verifique se elas possuem o selo zero por cento de BPA ou livre de BPA, que é a sigla de Bisfenol A, uma substância pertencente ao policarbonato, muito encontrada em mamadeiras com preços mais baixos. Estudos ainda não conclusivos afirmam que ela pode causar problemas neurológicos nos bebês. Portanto, é melhor deixar o seu filho livre desse risco.

Para que o seu bebê não sofra de cárie por amamentação, nunca deixe-o dormir com a mamadeira, pois isso fará com que os açúcares do leite desmineralizem os dentes da criança porque ao dormir, a boca produz menos saliva, que é muito importante para a defesa bucal.

Além do mais, evite colocar líquidos muito adocicados na mamadeira do seu filho, porque, como o paladar dele ainda está se formando, o que é pouco doce para você pode ser muito doce para ele. Então, o melhor para ele na hora de dormir é a água pura.

Levante um pouco a cabeça da criança para dar a mamadeira. (Foto: Divulgação)

A mamadeira deve ser usada com cautela a fim de não causar doenças, infecções e inflamações na boca do seu bebê. Por isso, siga essas dicas para o uso da mamadeira para garantir uma vida mais saudável, feliz e sem problemas para a sua criança.

Top