Dicas para o cachorro ter uma vida longa

Ter um cachorro em casa é uma grande responsabilidade, pois eles vêm com sua ‘cota’ de desafios. Cada raça tem sua própria personalidade, próprias…

Por Editorial MDT em 30/01/2012

De muito amor e carinho ao seu cachorro

Ter um cachorro em casa é uma grande responsabilidade, pois eles vêm com sua ‘cota’ de desafios. Cada raça tem sua própria personalidade, próprias características, bem como, seus prós e contras. Já foi comprovado que 70% dos problemas caninos são provocados por falta de atividades.

Todos os cães independentes de raças ou tamanhos necessitam de exercícios diários.  Algumas raças pequenas como os Schnauzers Miniatura e Jack Russels têm muita energia e precisam gastá-la. Enquanto que cachorros de raças maiores como os São Bernardo e Terra Nova, além de serem grandes, são menos energéticos.

Embora os filhotes se exercitem apenas com as brincadeiras,  conforme vão crescendo é preciso caminhadas mais longas e regulares. As caminhadas diárias darão ao cão a oportunidade de vivenciar e explorar novos estímulos. Isso fará com que ele se sinta mais feliz, bem como evita transtornos comportamentais. Também vai manter a boa forma,  ajudando a afastar a obesidade. Outra dica muito importante é manter as vacinas do cachorro em dia, isso vai deixá-lo saudável.

As brincadeiras ao ar livre deixa o cachorro mais feliz

Respeitar as fases do animal é importante. Quando jovens, eles têm mais dinâmica e correm muito mais, no entanto, quando  ficam mais velhos necessitam de atividades correspondentes a sua idade. As articulações dos cachorros enrijecem e eles sentem dores assim como os seres humanos mais velhos. É comum que o cachorro quando idoso apresente problemas de visão, audição e também de faro. Eles se sentem desorientados e perdidos ao se afastarem de seus donos, por isso ao sair para se exercitar é importante o dono ficar por perto. Nos dias  muito quente ou frios o cachorro mais velho deve ficar resguardado em casa para evitar que fique doente.

A rotina diária é indispensável para manter a saúde e para que o cão viva por mais tempo. A alimentação do cachorro também é um fator fundamental para mantê-lo saudável. Existem varias marcas de rações Super Premium consideradas as melhores para a boa saúde do cachorro.

Confira algumas listadas abaixo:

– Guabi Natural – adulto, raças grandes e médias, sênior e ligt

– Royal Canin Breed – Cães de Raça

– VitalCan Pro: filhotes, adultos e sênior

– Premier Pet – raças específicas

Pet Shop: seu cachorro no salão de beleza. A higiene é fundamental

As visitas ao veterinário devem ser periódicas. É indispensável para a longevidade canina manter a higiene do cão como cortar as unhas e tomar banho, pois esses cuidados farão seu cachorro mais feliz e saudável. Os cachorros assim como os homens necessitam de cuidados especiais, muito amor, carinho e sobretudo atenção para que tenham uma vida longa.

Top