Dicas para não sofrer de asma no inverno

O inverno definitivamente não é a melhor estação do ano para as pessoas que sofrem com a asma. É que a queda da temperatura…

Por Editorial MDT em 15/05/2011

O inverno definitivamente não é a melhor estação do ano para as pessoas que sofrem com a asma. É que a queda da temperatura e os dias mais secos contribuem para o aumento das crises, sem contar que é justamente nessa ocasião em que costumamos passar mais tempo dentro de casa e também tiramos do armário os casacos e os cobertores, que são justamente aqueles que acumulam poeira e ácaros. Diante disso trata-se de uma época que merece atenção redobrada quanto aos cuidados.

O tratamento e a prevenção em geral não envolvem procedimentos tão complicados, porém devem ser pensados como gestos a longo prazo e não somente como prevenção a uma crise que pode acontecer somente em algumas ocasiões específicas. Isso diz respeito essencialmente ao uso contínuo dos medicamentos receitados pelo médico para o seu tratamento e também a higiene de sua casa.

No que diz respeito, as recomendações não mudam muito quanto as já comuns em outras estações. São medidas repetidas à exaustão e que devem ser seguidas à risca principalmente no inverno. É preciso lembrar que asma não tem cura: é uma doença crônica mas que pode ser tratada e estes procedimentos ajudam a assegurar a qualidade de vida da pessoa com asma.

Evitando as crises de asma no inverno com medidas simples:


Uma orientação importante é ter em casa purificadores e umidificadores de ar assim como produtos que sejam antialérgicos, como é o caso das roupas de cama. São itens que estão a cada dia mais fáceis de serem encontrados à venda, portanto use dessa facilidade. Aliás, roupas de cama devem ser ventilados com regularidade para evitar acúmulo de fungos. No quarto é importante evitar o uso de carpete, capachos, objetos de pelúcia, veludo, penas, o acúmulo de papel e também objetos que fiquem acumulados sobre o guarda-roupa ou embaixo da cama.

Quanto a casa, é preciso que a casa esteja sempre arejada. No momento da limpeza é necessário evitar levantar poeira, portanto vassoura e espanador não são indicados. Faça a limpeza com pano úmido e aspirador de pó, e no caso deste último o recomendado é que seja usado pelo menos duas vezes por semana para o chão, os tapetes, as camas e o sofá. É indicado lavar as toalhas de banho e os lençóis com água quente.

Não é indicada a presença de tapetes, cortinas de tecido e almofadas, mas caso os tenha, a recomendação é que tapetes e almofadas sejam colocados ao sol uma vez por semana. Já as cortinas de tecido devem ser lavadas quinzenalmente assim como mantas do sofá. Caso você tenha persianas em casa, elas precisam de pano úmido toda semana.

Os ventiladores podem ser limpos com pano úmido. Já para a limpeza dos filtros do ar condicionado devem ser usados esponja e sabão neutro, deixando-os ao sol para secar. A cada seis meses também é necessário chamar um profissional para tratar adequadamente da limpeza e manutenção do aparelho.

São medidas simples, porém eficientes para assegurar o bem estar de quem possui asma. Sendo assim invista na prevenção a longo prazo.

 

Top