Dicas para não se enrolar na hora de comprar um carro

Com tanta facilidade para adquirir crédito no mercado, é cada vez maior o número de pessoas que têm deixado o transporte público de lado…

Com tanta facilidade para adquirir crédito no mercado, é cada vez maior o número de pessoas que têm deixado o transporte público de lado e que partiram para comprar um carro, seja ele novo ou usado, dividindo o pagamento em parcelas que parecem não acabar mais.

Antes de comprar um carro, seja ele novo ou usado, fique atento a alguns detalhes (Foto: Divulgação)

Antes de entrar na primeira concessionária que ver pela frente e escolher o seu novo carro, é preciso ficar atento a alguns detalhes, para não cair no papo de vendedores que estão loucos para fechar a meta do mês e empurrar qualquer veículo para os compradores. E no caso daqueles que vão comprar um carro usado, os cuidados devem ser ainda maiores, para que não se entre em uma verdadeira fria.

Para tanto, preste atenção às dicas para não se enrolar na hora de comprar um carro.

Leia também: Cuidados para trocar de carro

Dicas para não se enrolar ao comprar carro novo

Na hora de comprar um carro novo, você deve ficar atento às formas de pagamento e pesquisar bastante, até achar preços mais em conta (Foto: Divulgação)

Para quem vai comprar carro novo, uma das melhores dicas é pesquisar bastante os preços, se possível até em outras cidades, pois assim você pode encontrar valores bem mais em conta e passa a ter bons argumentos para negociar preços melhores, principalmente se for pagar à vista.

O comprador não deve se esquecer de conferir os itens e acessórios oferecidos em série e que estão inclusos no preço oferecido, além de verificar a disponibilidade para entrega imediata ou se terá que entrar em uma lista de espera. Outro boa dica é fazer um test drive para confirmar se é mesmo aquele carro que você deseja.

Leia Também:  Faca Elétrica Modelos, Preço

Com relação às modalidades de pagamento, o cuidado deve ser ainda maior se você optar por financiar o veículo. Compare os planos oferecidos, verifique quais são as opções (financiamento, leasing, consórcio) e escolha aquela que melhor se encaixe em seu perfil e que não irá estourar o orçamento.

Dicas para não se enrolar ao comprar carro usado

Os cuidados para comprar um carro usado devem ser ainda maiores (Foto: Divulgação)

Já as dicas para quem vai comprar carro usado e não quer se enrolar nessa transação são ainda mais abrangentes. É preciso prestar muita atenção em vários detalhes, como na parte mecânica do veículo (motor, suspensão, pneus, freios, etc), na lataria, pintura, equipamentos de segurança e acessórios.

Importante: Cuidados com a documentação de carros usados

O interessado em adquirir o seminovo deve conferir ainda se o carro não é roubado, se a documentação está em dia e se ele já foi batido. Uma pesquisa junto ao Detran pode servir para verificar a parte documental e saber a procedência do automóvel, enquanto a presença de um mecânico de confiança ajuda a confirmar o estado geral do carro.

Fique atento também às formas de pagamento, para não se endividar demais, e antes de fechar o negócio é fundamental que você dê uma volta com o veículo, para ver se ele é confortável e se vale a pena o investimento.

Top