Dicas para não enlouquecer no trabalho

Veja dicas para não enlouquecer no trabalho. A rotina profissional tem se tornado cada vez mais estressante. Os trabalhadores precisam lidar com compromissos urgentes,…

Veja dicas para não enlouquecer no trabalho. A rotina profissional tem se tornado cada vez mais estressante. Os trabalhadores precisam lidar com compromissos urgentes, atividades cansativas e intenso clima de competitividade. Para não ficar louco com tantas responsabilidades, vale à pena adotar alguns cuidados.

Dicas para não enlouquecer no trabalho. (Foto Ilustrativa)

Dicas para não enlouquecer no trabalho. (Foto Ilustrativa)

O estresse no trabalho tem afetado milhares de brasileiros, especialmente em tempos de crise econômica. As empresas estão fazendo cortes de pessoal, por isso muitas atividades são remanejadas e algumas pessoas se sentem sobrecarregadas com tantas demandas. Para não enlouquecer no dia-a-dia do trabalho, é fundamental encontrar um equilíbrio emocional.

Leia mais: Como acabar com o estresse no trabalho

Dicas para não enlouquecer no trabalho

Confira a seguir dicas para não enlouquecer no trabalho:

Não perca o controle

As empresas não encaram com bons olhos os profissionais que são descontrolados, ou seja, que não sabem lidar com as situações difíceis e sempre acabam surtando. Quando você sentir que está a ponto de surtar, converse diretamente com o gestor e peça ajuda. Esse pode ser o momento oportuno de tirar as férias vencidas ou um dia de folga para restabelecer o controle.

Faça pausas no serviço

Adquira o hábito de fazer pausas. (Foto Ilustrativa)

Adquira o hábito de fazer pausas. (Foto Ilustrativa)

Fazer alguns intervalos durante o experiente é algo normal e aparentemente banal. No entanto, as pausas de 10 a 15 minutos são ótimas para recuperar o controle e não enlouquecer. Use esse tempo para conversar com algum colega, fazer um exercício de respiração, fazer um alongamento, tomar um cafezinho ou observar a vista da janela. Uma simples ação de descanso pode significar um importante alívio.

Leia Também:  Viagem para Jerusalém: Pontos Turísticos, Fotos

Dizer não é preciso

Para alguns profissionais, dizer “não” é algo muito complicado. Eles sentem medo de negar a realização de uma atividade e acabar na próxima lista de colaboradores demitidos da empresa. O ideal é saber falar não para algumas tarefas do dia-a-dia, especialmente aquelas que interferem nas metas e responsabilidades maiores. Dizer sim para tudo é um gatilho para o acúmulo de estresse e brigas internas.

Saiba mais: Aprenda a dizer “não” e melhore sua vida

Pense no bem-estar da mente e do corpo

Cuidar do corpo é fundamental para melhorar a disposição no trabalho e não enlouquecer. Nas horas livres, procure fazer alguma atividade física ao ar livre, como caminhada ou corrida. A mente também precisa de cuidados especiais, por isso reserve um tempo para praticar um hobby ou meditação.

O seu bem-estar deve vir em primeiro lugar. (Foto Ilustrativa)

O seu bem-estar deve vir em primeiro lugar. (Foto Ilustrativa)

Você não é um super-herói

Muitas pessoas acabam perdendo o controle no trabalho porque querem resolver todos os problemas e salvar a empresa. Essa postura de super-herói, no entanto, é uma grande cilada. Você deve compreender os valores da organização e demonstrar os seus pontos fortes no trabalho, mas nunca se esqueça de que é um ser humano.

Pare já de reclamar

Não perca tempo reclamando do seu trabalho. Procure encarar as dificuldades pelo lado positivo e busque soluções viáveis para os problemas. Se não for possível resolver, encare uma mudança de setor, cargo ou mesmo de empresa. Reclamar demais só aumenta o estresse e alimenta a improdutividade.

Veja também: Como lidar com colegas de trabalho difíceis?

Coloque as dicas para não enlouquecer no trabalho em prática e crie alternativas para melhorar o seu dia-a-dia no ambiente profissional. Continue no Mundo das Tribos e veja outras publicações interessantes sobre carreira.

Leia Também:  Como escolher uma casa de repouso

 

Top