Dicas para não engordar muito na gravidez

Ter o bebê e permanecer com o mesmo corpo de antes da gravidez é o sonho de todas as mulheres. Esse é um dos…

Por Editorial MDT em 23/01/2013

Ter o bebê e permanecer com o mesmo corpo de antes da gravidez é o sonho de todas as mulheres. Esse é um dos maiores medos femininos, de não conseguir voltar a forma após a gravidez. Porém, com alguns cuidados é possível evitar o excesso de peso durante a gestação. Pensando nisso, selecionamos dicas para não engordar muito na gravidez. Confira.

É preciso ter alguns cuidados com o peso na gravidez. (Foto: divulgação)

Peso durante a gravidez

A gravidez é um estado de felicidade para a mulher, pois além de exaltar a feminilidade, possibilita a geração de outro ser. Porém, esse encanto da maternidade muitas vezes vem acompanhado de alguns quilinhos, obtidos antes e durante os nove meses de gestação.

Sem saber o que fazer principalmente as mamães de primeira viagem, muitas vezes acabam exagerando na comida. Tudo isso, sem saber o quanto isso pode ser prejudicial  não só para ela, que terá dificuldades de perder o peso, mas também para o bebê.

Segundo especialistas, as mães obesas podem ter filhos grandes para a idade gestacional do que as que apresentam peso normal. Sem falar que os filhos de mães obesas, em longo prazo, apresentam maiores possibilidades de se tornarem adultos com sobrepeso.

Aposte em uma alimentação saudável na gravidez. (Foto: divulgação)

Veja também gravidez após os 30, cuidados 

Dicas para não engordar muito na gravidez

1. Faça pequenas refeições durante o dia. Dessa forma, você não fica muito tempo sem comer e não corre o risco de se render aos exageros;

2. Prefira alimentos saudáveis, ricos em fibras que ajudam no bom funcionamento intestinal, além de proporcionarem sensação de saciedade;

3. Tome muita água, pois ajuda a aliviar os inchaços e atua no controle do peso;

4. Evite alimentos muito gordurosos como cremes de leite, carnes gordas e embutidas;

5. Faça suas refeições sem pressa e mastigue bem os alimentos. Dessa forma você facilita a digestão;

6. Não tome remédios para emagrecer, pois podem fazer mal a você e também ao bebê;

7. Pratique exercícios físicos como caminhada, natação, hidroginástica, alongamentos e outros.

8. Uma boa dica é procurar ajuda de uma nutricionista para montar o cardápio ideal para controlar seu peso durante e após a gestação.

Pratique exercícios físicos durante a gestação. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados na gravidez, exames do pré-natal 

Os quilinhos a mais ganhos durante a gravidez são sempre muito difíceis de serem eliminados, principalmente quando são obtidos em excesso. Para prevenir esse problema é preciso que a gestante tenha uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regulares. Não se esqueça de consultar um médico e nutricionista para maiores orientações.

Top