Dicas para mulheres com gravidez de risco

Causas da gravidez de risco   Estar grávida é experiência especial e inesquecível, mas infelizmente algumas mulheres enfrentam uma gravidez que tem riscos de…

Causas da gravidez de risco

A gravidez de risco requer ainda mais cuidados do que a gravidez normal (Foto: Divulgação)

 

Estar grávida é experiência especial e inesquecível, mas infelizmente algumas mulheres enfrentam uma gravidez que tem riscos de não dar certo. Uma gravidez de risco ou gravidez de alto risco é aquela em que o risco de doença ou de morte antes ou após o parto é maior que o habitual, tanto para a mãe quanto para o bebê.

 Leia também: Roupas Modernas para gestantes

Pode ocorrer em qualquer fase de sua vida fértil, mas é mais frequente antes dos 18 e após os 35 anos de idade. O número de casos em todo o planeta varia entre 10% e 30% e antes dos 18 pode ser ocasionada por vários motivos como imaturidade orgânica; alimentação deficiente, demora em diagnosticar a gravidez e iniciar o pré-natal e etc.

Já após aos 35 as causas da gravidez de risco mais comuns são adiamento da gravidez por opção para o desenvolvimento da carreira profissional;  diminuição da fertilidade, isto é, queda na qualidade e no número de óvulos; e maior possibilidade de já ter desenvolvido doenças da tireoide, diabetes,  obesidade, hipertensão arterial, anemia, varizes e outras.

Sinais que indicam gravidez de risco

Se você de certa forma se você se adequa aos estereótipos ligados as causas você pode provavelmente ter uma gravidez de risco ou receber essa informação do seu médico. Porém há sinais que podem indicar que a gravidez não está normal:

  • Dores quando urina
  • Desmaio
  • Tonturas muito frequentes
  • Inchaço súbito do corpo
  • Vômitos e náuseas que são demasiado persistentes
  • Decréscimo da atividade fetal (menos que a normal) durante mais de um dia
  • Repentino batimento cardíaco elevado
  • Dificuldade em caminhar
  • Sangramento vaginal
  • Contrações uterinas antes do tempo
  • Verter fluido amniótico demasiado cedo
  • Uma sensação geral de que algo não está bem – sentir o seu instinto a falar
Continuar Lendo  Adenomas no fígado: saiba mais

 Dicas para mulheres com gravidez de risco

Visite o médico mais do que frequentemente

A gravidez em si tem seus inúmeros cuidados e acompanhamento, porém quando se tem uma gravidez com riscos é extremamente necessário uma cautela ainda maior e visitas médicas mais frequentes. Nem todas as gravidezes de risco são iguais, portanto as instruções que servem para uma pessoa podem não servir para outra.

Confira Sucos para evitar estrias na gravidez

Uma boa alimentação é uma das dicas para mulheres com gravidez de risco mais óbvia, afinal, neste período você tem que ser mais saudável o possível, pois está cuidando da saúde do seu bebê também. O que muitas pessoas não sabem é o perigo dos alimentos crus. Limpe bem alimentos como frutas que comemos com casca, verduras, não tocar carne crua com as mãos e nunca comer nada mal passado.

Lave suas mãos diversas vezes ao dia e evite ficar perto de pessoas doentes, sua imunidade estará baixa então não é ideal se expor a riscos de complicar sua gravidez que já é descrita como de risco. Mesmo havendo riscos fique sabendo que seguindo esses cuidados e acreditando que vai dar tudo certo, você já está no caminho certo para ter uma gravidez sem complicações.

Top