Dicas para Montar uma Academia em Casa

Todo e qualquer especialista indica e recomenda que pratiquemos diariamente atividades físicas para manter a boa forma e controlar a saúde, no entanto, são…

Por Redacao em 17/07/2011

Todo e qualquer especialista indica e recomenda que pratiquemos diariamente atividades físicas para manter a boa forma e controlar a saúde, no entanto, são muitas as pessoas que não possuem tempo ou disponibilidade de se deslocar a uma academia por diferentes motivos, desta forma, por que não montar uma academia em casa?

Ter o espaço para você realizar exercícios físicos quando puder ou após o trabalho verdadeiramente proporcionará a você maior comodidade e conforto, e esta é uma ótima opção para quem não gosta de ficar em meio a muitas pessoas, tem vergonha ou receio de malhar em conjunto, deslocar-se de casa nos dias chuvosos e frios, não gosta deste tipo de ambiente, enfim, academia em casa traz muitas vantagens e apenas um ponto negativo, o investimento.

Mas para que isso seja possível é preciso considerar a sua capacidade e conhecimento em malhar sozinho (a) para evitar possíveis lesões e fraturas que podem ser resultantes de exageros ou movimentos mal realizados. Assim, se você tomou a decisão de montar uma academia em casa é preciso que você leve em consideração diferentes pontos, passando pelos equipamentos, piso e paredes.

Além disso, é válido ressaltar que para você obter ótimos resultados é necessário que você tenha disciplina e dedicação, já que não terá um professor ou instrutor ao seu lado para dar aquele empurrãozinho para driblar a preguiça, algo que se tornará mais presente pelo simples fato de você estar em casa. O primeiro fator a avaliar para montar a sua academia é o local, o qual deve ser bem arejado e com uma boa iluminação, pois durante a realização das atividades físicas passamos a respirar mais intensamente, maior número de troca gasosa e absorção do ar, assim um ambiente poluído consequentemente significará pulmões poluídos de impurezas e microorganismos.

Outro ponto importante a levar em consideração no momento de montar uma academia em casa é o piso que deve ser emborrachado devido a maior facilidade de limpeza e não impregnam cheiro e bactérias, como no caso os carpetes ou forração de carpete. Além disso, os pisos emborrachados auxiliam no impacto do exercício, não deixam que seus pés escorreguem, ou seja, proporciona limpeza e segurança.

Em relação às paredes é interessante que você opte por tonalidades mais claras, uma cor que não canse a vista, não se esquecendo também de colocar espelhos e suportes para diferentes equipamentos. Se deseja desfrutar de maior comodidade, por que não uma TV com um aparelho de DVD para você pedalar, caminhar ou correr acompanhando as notícias ou músicas?

Esta é a parte mais prática e fácil em relação a sua academia em casa, pois a parte mais complicada fica por conta dos equipamentos, quais comprar? Onde comprar? Para você economizar não existe outra alternativa do que pesquisar, e durante esta pesquisa não leve em consideração apenas o preço, mas também a qualidade, tempo de garantia, assistência técnica. Para que você tenha uma boa academia em casa é interessante que você conte com os seguintes equipamentos:

-Esteira: Atualmente há 2 tipos no mercado, a mecânica e a elétrica, sendo a primeira mais em conta, pode-se encontrar com preço a partir de 500 reais. Já a elétrica é um pouco mais cara, pois seu preço pode variar entre 800 a 2 mil reais.
-Bicicleta: O preço deste equipamento é de aproximadamente 300 a 1.500 reais.
-Stepper: Este equipamento trabalha glúteos e pernas e tem o preço de 500 reais.
-Step: Aquele equipamento que faz movimentos de sobre e desce, o step tem o preço de 100 reais.

Além destes, você pode ter em sua academia outros equipamentos como remo reco, pesinhos, extensores, colchonetes, aparelho de abdominal, enfim, os exercícios que você está acostumado (a) a treinar. Contudo, em relação aos preços citados, saiba que este é um fator que pode variar, já que está referente ao mês de julho de 2011 e para se atualizar sobre os preços, acesse o site NetShoes ou Mercado Livre.

Top