Dicas para melhorar o relacionamento com o pai

☰ CONTEÚDO Dicas para melhorar o relacionamento com o paiRelacionamento pai e filhoDicas para melhorar o relacionamento com o paiMais dicas para melhoras a…

Por Élida Santos em 06/07/2015

É muito comum, alguma vez na vida, os filhos se desentenderem com o pai. Isso acontece, pois nem sempre as opiniões, gostos e costumes são os mesmos, principalmente durante a adolescência. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como melhorar o relacionamento com seu pai. Confira:

Dicas para melhorar o relacionamento com o pai (Foto: Divulgação)

Dicas para melhorar o relacionamento com o pai

Nem sempre pais e filho se entendem como se deve, por isso, aposte em dicas simples para a melhora do relacionamento com o seu pai no dia a dia.

Seja um pai melhor (Foto: Divulgação)

Relacionamento pai e filho

A falta de conversa entre pai e filho é um dos motivos que faz com que a relação se distancie cada dia mais. Os filhos ficam com medo de conversar com o pai sobre assuntos pessoais como escola, namoro e outros. Dessa forma, os filhos acabam pedindo conselhos para outras pessoas.

Outro fator muito importante que faz com que a relação se distancie é a falta de tempo do pai para os filhos. A maioria está sempre ocupada com o trabalho e se esquece de que os filhos necessitam de um tempo de qualidade para serem ouvidos e aconselhados.

Veja como melhorar o relacionamento com os pais

A relação pai e filho pode ser muito difícil, principalmente quando o filho é adolescente.

Dicas para melhorar o relacionamento com o pai

1. Converse: explique para o seu pai sobre o que você pensa e o quanto sente falta de ter um tempo disponível para conversar e trocar ideias com ele. Diga a ele que você confia nele e por isso sua presença é indispensável.

2.  Convide-o para sair: chame seu pai para sair, convide-o para jantar, ir a um lugar diferente, praticar um esporte, viajar, pois assim você terá um tempo a sós com ele para conversar e se aproximar. Isso faz com que a relação melhore, podendo ser uma ótima hora para colocarem a conversa em dia.

3. Reserve um tempo para seu pai: geralmente os jovens vão a baladas nos finais de semana, porém você deve saber reservar um tempo para seu pai, já que ele trabalha a semana toda e quase não tem tempo para isso.

Uma boa relação entre pai e filho vale a pena para vida toda.

Mais dicas para melhoras a relação como seu pai

4. Demonstre seu amor: demonstre com atitudes que você o ama. Deixe para trás o seu orgulho, abrace-o e verá que essa pequena atitude é capaz de mudar totalmente a relação. Faça com que ele veja o quanto você se importa com o bem-estar do relacionamento entre pai e filho.

5. Evite as discussões: entenda que seu pai deseja o melhor para você, por isso, algumas vezes chama sua atenção para determinadas situações. Portanto, evite as discussões e aprenda a ouvir e conversar sobre o problema. Isso faz com que o relacionamento se torne mais harmonioso.

6. Respeite-o: mostre ao seu pai o quanto você o respeita, seja educado, paciente, se tornando um filho exemplar. Isso não quer dizer que você precisa ser perfeito e sim que é importante manter uma boa relação familiar.

Leia também: participação dos pais na adolescência dos filhos

O bom relacionamento entre pai e filho exige diálogo, compreensão e respeito de ambas as partes. O tempo de qualidade é indispensável para harmonia do relacionamento. Portanto, converse com seu pai sobre a situação e tente resolvê-la da melhor forma possível.

Top