Dicas para melhorar o intestino preguiçoso da criança

A constipação intestinal, nome que usamos para caracterizar a famosa prisão de ventre, é um fator muito importante na vida das pessoas, ainda mais…

Por Editorial MDT em 10/10/2011

A constipação intestinal, nome que usamos para caracterizar a famosa prisão de ventre, é um fator muito importante na vida das pessoas, ainda mais nas crianças. Diversas são as consequências que um intestino preguiçoso pode gerar, entre elas mal estar, dores de cabeça, vômitos, estresse, mau humor, cólicas intestinais e outras.

As crianças são muito susceptíveis a prisão de ventre. Hoje há muita oferta de alimentos não nutritivos e que chamam muito a atenção das crianças. Assim elas acabam ingerindo alimentos que ajudam a constipação intestinal e fazem menor ingestão dos que ajudam a evitar o problema.

Dicas para melhorar o funcionamento do seu intestino do seu filho:

1. Procure dar alimentos ricos em fibras para ele. Há diversos cereais matinais ricos em sementes, frutas desidratadas, muita fibra que podem substituir o café da manhã. Frutas são uma ótima dica. Compre a fruta preferida do seu filho e ofereça diariamente.

2. No almoço tente aumentar a quantidade de verduras e legumes. Tente variar bastante, fazer vários vegetais ao mesmo tempo, descubra qual ele mais gosta e aumente a frequência dele no cardápio da família.

3. Tente fazer com que ele beba bastante água. Uma boa ideia é deixar com ele uma garrafinha de água para ir bebendo durante o dia. Evite água gelada, pois aumenta o risco de problemas na garganta como gripe. A água é muito importante na digestão e hidrata o intestino evitando o ressecamento.

4. Invista em atividades físicas com seu filho. Caso ele não possa fazer outros tipos de atividade, tente fazer uma caminhada de 30 minutos diária com ele, pode também melhorar a relação entre vocês. Andar de bicicleta também é uma boa ideia e toda criança gosta. Os exercícios aceleram a digestão e movimentam o intestino ajudando no bom funcionamento do órgão.

5. Oriente para que ele mastigue bastante os alimentos e não coma com pressa. Pedaços menores são mais fáceis de digerir.

Alimentos que auxiliam no problema do intestino preso.

– Folhas verdes escuras;
– Frutas com casca;
– Mamão, laranja e ameixa;
– Feijão, grão-de-bico, lentilha ou ervilha;
– Legumes em geral cozidos na água ou no vapor;
–  Cereais integrais: arroz, trigo, pão, milho ou aveia;
–  Granola, linhaça;
– Iogurte Activia da Danone (ou similares).

Quando a criança não vai ao banheiro, é preciso descobrir a causa do problema. Pode ser desde uma disfunção momentânea até um caso mais grave de constipação. Existem problemas emocionais que levam a criança a não ir ao banheiro. Porém, às vezes o problema é funcional, levando a criança a sentir dor, ter vômito, fazer xixi na cama, ter infecção urinária de repetição e até perder o apetite. Quando isso ocorre, o ideal é levar seu filho ao médico para fazer um tratamento adequado.

Converse com seu filho, diga para ir quando tiver vontade, mesmo que esteja brincando, na escola, ou assistindo a um filme interessante.

Quanto mais a criança deixa de ir ao banheiro, mais difícil fica para ir depois. Nesses casos pode ocorrer dor e sangramento quando a criança enfim consegue evacuar.

Top