Dicas para melhorar o desempenho do celular

Se você usa bastante o celular, não só para fazer ligações mas também para acessar as suas redes sociais favoritas, ler e-mails, ficar por…

Por Andre em 08/01/2013

Se você usa bastante o celular, não só para fazer ligações mas também para acessar as suas redes sociais favoritas, ler e-mails, ficar por dentro das últimas notícias, baixar aplicativos e jogar, certamente já notou que depois de algum tempo de uso, o aparelho pode ficar um pouco mais lento.

Depois de algum tempo de uso, os celulares podem apresentar lentidão, precisando de pequenos ajustes para voltarem a rodar normalmente (Foto: Divulgação)

Isso acontece porque, assim como os computadores, os smartphones também precisam de alguns pequenos ajustes em sua configuração, realizados de tempos em tempos, para que voltem a funcionar normalmente, oferecendo o máximo de desempenho.

Conheça: Aplicativos para a bateria do smartphone durar mais

Caso o seu celular esteja travando e apresentando lentidão no sistema operacional, pode ser que esteja na hora de uma “faxina” geral. Para tanto, confira dicas para melhorar o desempenho do celular.

Aumentando a segurança: Aplicativos para proteger o smartphone

Descarte os aplicativos que não são utilizados

Ter muitos apps no celular pode não ser tão útil assim (Foto: Divulgação)

Com tantas opções de aplicativos à disposição, é normal que você queira baixar e testar muitos deles. Porém, eles ocupam bastante espaço na memória do celular, fazendo com que o acesso a recursos mais básicos fique comprometido.

Dessa forma, deletar os apps que você já não usa mais é uma boa maneira de começar a melhorar o desempenho do telefone.

Exclua os arquivos temporários

Os arquivos temporários costumam consumir bastante memória do celular (Foto: Divulgação)

Ao acessar a internet no seu celular, são criados vários arquivos temporários, que consomem muita memória e contribuem para a lentidão durante as suas navegações. Por isso, a exclusão de arquivos de cache pode melhorar o desempenho do smartphone.

Aplicativos como o Android Assistant e Android System Cleaner realizam essa função, nos aparelhos Android, enquanto no caso do iPhone e de outros sistemas, basta limpar o histórico de navegação. Baixar um navegador mais leve também pode ser uma boa solução.

Limpe a caixa de mensagens e os e-mails

Armazene apenas as mensagens mais importantes (Foto: Divulgação)

Quem guarda uma grande quantidade de mensagens de texto e e-mails no celular certamente já notou que o aparelho fica mais lento para acessar essas informações. Isso se deve ao espaço ocupado por elas, daí vem a importância de apagá-las sempre, guardando apenas as mais importantes.

Como aumentar a autonomia da bateria

Para usar todos os recursos do celular, é preciso ter uma bateria com boa autonomia (Foto: Divulgação)

Para usar todos os recursos que o celular oferece, é preciso uma bateria com grande autonomia. Nesse caso, pequenos ajustes contribuem para que ela dure mais, como diminuir o brilho da tela, fechar os apps que não estão sendo usados e desligar as redes Wi-Fi e 3G, além do Bluetooth, quando elas não são necessárias.

Faça backup dos arquivos

É importante ter sempre um bom espaço livre de memória no celular, para que ele seja utilizado sem problemas (Foto: Divulgação)

Se você possui muitas fotos, vídeos, planilhas, arquivos de textos e jogos no celular, faça um backup desses dados em HDs externos ou armazene-os na nuvem. Além de protegê-los de acessos indevidos, você abre mais espaço na memória do smartphone.

Top