Dicas para melhorar filtro antispam

Dicas para melhorar filtro antispam

Um dos meios de comunicação mais populares desde o surgimento da internet, o e-mail trouxe inúmeras utilidades, facilitando bastante a nossa vida. Mas juntamente…

Por Andre em 04/07/2013

Um dos meios de comunicação mais populares desde o surgimento da internet, o e-mail trouxe inúmeras utilidades, facilitando bastante a nossa vida. Mas juntamente com todas as facilidades, também vieram algumas práticas inadequadas, que transformaram o correio eletrônico em um canal de atuação muito usado pelos criminosos virtuais.

As mensagens de Spam costumam trazer propagandas indesejadas e textos falsos, cujo objetivo é enganar os destinatários (Foto: Divulgação)

Tais práticas obscuras são representadas principalmente pelos spams, mensagens que carregam propagandas indesejadas e textos falsos, cujo objetivo é enganar as pessoas para roubar dados sigilosos e até mesmo dinheiro.

Mas ao mesmo tempo em que os cibercriminosos inventaram novas maneiras de atuação através dos e-mails, praticamente todos os serviços de webmail, como o Gmail, Yahoo! e o Hotmail, que estão entre os mais populares, desenvolveram armas poderosas para combatê-los.

Batizados de filtros anti-spam, esses recursos atuam, de forma geral, separando as mensagens identificadas como conteúdo suspeito, separando-as em uma pasta exclusiva, evitando que elas apareçam na caixa de entrada, dando ao usuário a chance de eliminá-las.

Melhorando os filtros anti-spam

Os filtros de spam podem ser acessados através da configuração da sua conta de e-mail (Foto: Divulgação)

Em sua forma padrão, os filtros de proteção anti-spam já disponibilizam uma boa proteção para as contas de e-mail. Mas fazendo alguns ajustes, eles podem ficar ainda mais eficientes.

Uma das dicas para melhorar filtro antispam é gerenciar a função conhecida como “lista negra” em alguns dos webmails. Nela, você pode adicionar endereços de e-mail, domínios ou IPs daquelas pessoas que enviam spams, para que tais mensagens não cheguem mais à sua conta.

No caso do Outlook, antigo Hotmail, o usuário pode bloquear usuários que rotineiramente enviam spams (Foto: Divulgação)

Da mesma forma, também dá para gerenciar a “lista branca”, que é justamente o contrário, ou seja, o usuário adiciona aqueles e-mails, domínios ou IPs de pessoas consideradas confiáveis, cujas mensagens chegarão direto à caixa de entrada, sem passar pelos filtros.

Outras formas de melhorar o filtro antispam são utilizar o recurso de bloquear imagens das mensagens recebidas; utilizar filtros de links e palavras; e verificar sempre a pasta “Spam”, para saber se não há mensagens consideradas como spam de forma errônea.

Como modificar a configuração dos filtros anti-spam

Menu de configuração da conta no Outlook - antigo Hotmail (Foto: Divulgação)

Para acessar a configuração dos filtros anti-spam e fazer alterações no modo de atuação deles, é preciso abrir o menu de configuração da sua conta de e-mail e procurar pela opção “Filtros” ou pela pasta “Spam”, lembrando que a nomenclatura pode variar, dependendo do serviço utilizado.

Top