Dicas para manter um cabelo saudável

Dicas para manter um cabelo saudável

Ter os cabelos bonitos e saudáveis não é uma tarefa fácil apesar da exigência de cuidados simples. Idas e vindas dos salões de beleza…

Por Editorial MDT em 20/06/2012

Ter os cabelos bonitos e saudáveis não é uma tarefa fácil apesar da exigência de cuidados simples. Idas e vindas dos salões de beleza fazem parte da vida de qualquer mulher. Se o orçamento não permite este luxo, ainda assim as mulheres dão um jeitinho de cuidar de suas madeixas, colocando em prática o que aprendeu sobre receitas caseiras ou pesquisando um determinado produto para, depois, testá-lo em casa. O fato é que os cabelos sempre foram uma grande preocupação, típica do público feminino. Tudo isso porque, no fundo, toda mulher é vaidosa e gosta de estar sempre bonita e bem cuidada.

Cabelos bonitos e sedosos dependem de muitos cuidados (Foto:Divulgação)

Para que se tenha uma boa aparência, um conjunto de atributos entram em cena, cada um ao seu canto, com suas especificidades pedindo por atenção. O que mais recebe o carinho feminino são os cabelos! Por isso, vamos lhe dar dicas simples para que a saúde de seus fios seja de ferro! Confira.

Dicas básicas para cabelos saudáveis

Em primeiríssimo lugar, como sempre, lembramos você sobre a hidratação. Não adianta pintar, cortar, escovar, arrumar etc, sem que você tenha o hábito de hidratar seus cabelos. Para isso, não basta que você use bons xampus e condicionadores. Entenda, você precisa hidratar semanalmente os fios, com produtos destinados a este fim. O ideal é que você procure um salão de beleza. Se não pode fazer isso, procure por máscaras que contenham queratina e óleos à base de manteiga de karité. Se ainda assim, não lhe sobra dinheiro para isso, apele para receitas caseiras de hidratação capilar, com frutas, mel ou plantas. Os resultados são mais lentos, mas estas receitas também ajudam.

Veja o que você pode fazer em casa: Receitas Caseiras De Hidratação Para Cabelos

Lisos? Cuidado com chapinha e secador! (Foto:Divulgação)

Se quer manter seus fios lisos e não consegue se livrar do vício de secadores ou chapinhas, não se preocupe. Basta que você use sempre um creme sem enxágue, após o banho (para ajudar na hidratação das pontas) e, ao usar secador ou prancha, aplique antes um produto do tipo termoativado. O calor destes aparelhos irá ativar as substâncias do produto, hidratando e protegendo os fios contra o ressecamento. Lembre-se sempre de manter o secador a uma distância mínima de 15 centímetros dos fios. No caso da chapinha, posicione-a a 5 centímetros da raiz dos cabelos. Nunca passe a prancha mais de uma vez, numa mesma mecha.

Lisos ou crespos, o importante é hidratar (Foto:Divulgação)

Após lavar os cabelos, evite esfregar demais a toalha em suas pontas ou comprimento. Opte por retirar o excesso de umidade, fazendo apenas uma leve pressão com a toalha.

Vai sair ao sol? Proteja os fios! Xampus e condicionadores que contenham protetor solar são obrigatórios a quem costuma se expor ao sol. Existem também os protetores próprios para os cabelos, que devem ser aplicados diretamente nos fios, de forma semelhante aos protetores de pele. Se não tem nenhum destes itens, use chapéu ou boné.

A saúde dos cabelos começa dentro de você! (Foto:Divulgação)

Repare na riqueza dos alimentos acima. A saúde começa lá dentro de você. Portanto, se quer ter cabelos saudáveis, você não pode descuidar de sua alimentação, que deve ser rica e balanceada. Isso inclui não apenas frutas, como também legumes, grãos, folhas e água, muita água!

Saiba Como fazer uma alimentação equilibrada

Venenos! (Foto:Divulgação)

 

Mais uma vez, repare na foto acima. Lembre-se bem disso: fuja de bebidas e cigarro! Eles estão entre os grandes vilões da beleza e disso você sabe muito bem. O prejuízo não aparecerá apenas à pele e a outros órgãos. Os cabelos são os primeiros a mostrar o quanto você está entrando em débito com a sua beleza. O mal que tais substâncias provocam, quase sempre não tem solução. Se quer cabelos saudáveis, passe bem longe de cigarro e álcool!

Com estas dicas bem simples, esteja certa de que seus cabelos se transformarão visivelmente. Depois que você adquirir estes hábitos de vida, vai notar a diferença enorme na saúde de seus fios. Após isso, basta sair de casa e arrasar!

Top