Dicas para manter o freezer organizado

Muitas vezes, graças a correria do dia a dia e a falta de tempo, o freezer de nossa casa acaba ficando todo bagunçado. Para…

Por Editorial MDT em 21/12/2012

Muitas vezes, graças a correria do dia a dia e a falta de tempo, o freezer de nossa casa acaba ficando todo bagunçado. Para muitos pode parecer besteira, mas um freezer bem organizado economiza tempo e contribui para que os alimentos permaneçam assim como eram no mercado, livres de contaminações e frescos.

Como manter freezer organizado (Foto: Divulgação)

Como manter freezer organizado

Confira abaixo algumas dicas sobre como manter o freezer organizado:

Os alimentos precisam ficar separados para que não se contaminem ou misturem seus odores. Para isso, uma boa dica é apostar em pequenos cestos, cada um reservado para um tipo de alimento, como carnes, massas, vegetais, dentre outros.

Os alimentos precisam conter data, pois muitas vezes congelamos um prato ou alimento e simplesmente nos esquecemos dele. Com a data, além de saber de quando o alimento é na hora de descongelá-lo, ainda há menos riscos de que ele estrague, ou seja esquecido no fundo do seu freezer por vários meses.

Exemplo de freezer organizado com etiquetas, embalagens plásticas e potes. (Foto: Divulgação)

Para facilitar o descongelamento e preparação dos alimentos, procure separá-los em porções. Esta dica básica ainda ajuda que o alimento não estrague, pois ao descongelar uma quantidade muito grande, é necessário fazer com que o alimento volte ao freezer, e esse processo todo pode contaminar o alimento. Por exemplo, carnes podem ser armazenadas em embalagens plásticas sem ar. Feijões, molhos, caldos, entre outros, podem ser congelados em potes com tampas.

Como economizar energia no inverno: dicas

Na hora de organizar os alimentos no freezer, utilize as etiquetas com a data de validade como base, deixando os alimentos mais novos em baixo e os mais antigos em cima, para que sejam consumidos primeiro, evitando assim o desperdício e esquecimento.

Muitas pessoas consideram um freezer bem lotado sinônimo de fartura, mas a verdade é que quando ele está muito cheio pode causar problemas aos alimentos, pois a circulação de ar ocorre de maneira incorreta, fazendo com que os alimentos estraguem.

Organização do freezer significa ecomonia de tempo. (Foto: Divulgação)

Além de etiquetar os alimentos com data de validade, procure colocar o nome/tipo de alimento e também a quantidade. Esta etiqueta será muito útil, pois assim não tem jeito de descongelar o pacote errado e estragar o jantar que já estava sendo planejado. As etiquetas ainda ajudam na organização e conservação dos alimentos.

Além de se lembrar de organizar bem o congelador, é necessário reservar um dia para fazer sua limpeza, remover as camadas de gelo e outras coisas que podem cair e endurecer no congelador, deixando-o sujo. Para limpar o freezer, desligue-o e limpe tudo com um pano bem limpinho e úmido com a mistura de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e um litro de água morna.

Natal 2012: Pisca-pisca: cuidados ao comprar

 

Top