Dicas para manter o cérebro jovem

Separamos hoje algumas dicas para manter  cérebro jovem. Aliás, você sabia que o cérebro é a principal ferramenta do nosso corpo ? Pois é, é…

Por Editorial MDT em 11/01/2016

Separamos hoje algumas dicas para manter  cérebro jovem. Aliás, você sabia que o cérebro é a principal ferramenta do nosso corpo ? Pois é, é ele quem comanda várias funções vitais do nosso organismo. Com o passar dos anos essa ferramenta sofre algumas modificações. Porém, existem alguns cuidados que podem fazer com que o cérebro permaneça sempre jovem e ativo. Pensando nisso, selecionamos dicas para manter o cérebro jovem.

Dicas para manter o cérebro jovem (Foto: Exame/Abril)

Dicas para manter o cérebro jovem (Foto: Exame/Abril)

Dicas para manter o cérebro jovem

O cérebro é um órgão indispensável para nossa vida.  Segundo o estudo Trends in Cognitive Sciences da Universidade da Suécia, envelhecer é inevitável, porém o cérebro não precisa acompanhar esse processo, porém é possível manter ele em dia por meio de dicas para manter  cérebro jovem. O fato é que o cérebro de muitos idosos mostra poucas ou nenhumas diferenças em relação aos adultos mais jovens. Com o desempenho cognitivo integro, indica que a manutenção cerebral é possível.

Leia mais informações sobre: Dicas para manter o cérebro em forma

Uma eterna máquina perfeita

Cuidar do cérebro é fundamental para nossa inteligência e outras áreas  (Foto: Exame/Abril)

Cuidar do cérebro é fundamental para nossa inteligência e outras áreas (Foto: Exame/Abril)

O cérebro é quem comanda os atos voluntários e involuntários do nosso corpo e também desempenha muitas outras funções. Ele utiliza 20% da energia do corpo e exige constante oxigenação. Por esses e outros motivos é de extrema importância cuidar da saúde do nosso cérebro. Para mantê-lo sempre jovem alguns cuidados com alimentação, atividade física e outros, podem garantir a qualidade das funções cerebrais.

As dicas na prática

1. Pratique exercícios físicos: os exercícios físicos são excelentes tonificantes para nosso cérebro e mente, já que melhoram o ritmo cardíaco e consequentemente a circulação do sangue (indispensável para o bom funcionamento cerebral).

2.  Alimente-se bem: ter uma alimentação equilibrada rica em frutas, verduras, legumes, proteínas e carboidratos é indispensável para o bom funcionamento do cérebro. Os alimentos ricos em antioxidantes são excelentes, pois, neutralizam os radicais livres que causam o envelhecimento cerebral. Os alimentos ricos em gordura devem ser consumidos com moderação, pois podem dificultar a irrigação cerebral.

Atividade física é o primeiro item da lista  (Foto: Exame/Abril)

Atividade física é o primeiro item da lista (Foto: Exame/Abril)

3. Exercite seu cérebro: proporcione sempre a sua mente exercícios constantes que estimulem a atividade mental. Enfrente novos desafios, pois ajudam a manter a agilidade mental.

4. Evite o estresse: manter a calma em todas as situações ajuda a evitar o estresse, que pode causar danos no processo de aprendizagem e de memória. Portanto, evite as situações de estresse.

5. Durma bem: dormir é essencial para manter nosso cérebro jovem e ativo. Um bom descanso auxilia na capacidade de solucionar os problemas. O ideal é dormir em torno de 8 ou 9 horas por dia.

6. Sorria: estudos comprovam que sorrir estimula a produção de dopamina, hormônio que proporciona sensação de bem estar, protegendo a atividade cerebral.

Leia mais informações sobre: Como Melhorar o Desempenho do seu Cérebro

Cuide dele como se cuida da beleza

O importante é praticar e não ignorar que o envelhecimento ocorre  (Foto: Exame/Abril)

O importante é praticar e não ignorar que o envelhecimento ocorre (Foto: Exame/Abril)

O nosso cérebro necessita de cuidados especiais para que se mantenha sempre jovem e desempenhe suas funções com o passar dos anos. Ter cuidados com alimentação, atividade física, padrões de sono, evitar o estresse e viver feliz são dicas extremamente importantes para manter seu cérebro jovem.

Gostou das dicas? Preparamos alguns outros artigos sobre este tema e aposto que você vai gostar. Além deste assunto, preparamos também vários artigos e compartilhamos novidades diariamente aqui no Mundo das Tribos!

Top